Artes, perguntado por Malu579, 10 meses atrás

COMO ERAM AS MANIFESTAÇÕES DA DANÇA EM CADA ÉPOCA?​

Soluções para a tarefa

Respondido por dantasg859
16

Resposta:

Explicação:

A dança como  expressão de  comunicação e espontaneidade humana, remota a idade pré-histórica . A dança  é  uma das três principais artes da Antiguidade,  ao lado do teatro e da musica. Caracteriza-se  pelo uso do corpo  seguindo movimentos  previamente estabelecidos(coreografia) ou improvisados (dança livre).

.

Pré-História

O homem pré-histórico, da era Paleolítica, era caçador(ou se  preferirem – predador). A sua subsistência era mantida  através de caça, pesca e coleta. O homem era lançado ao destino e os animais, objetos de sua caça eram difíceis de serem vencidos. Os segundos  propiciavam sua sobrevivência  ao  fornecerem  o alimento, a pele para suas roupas, o couro para os calçados e os chifres para a manufatura de instrumentos de trabalho e caça. O homem Paleolítico vivia em função dos animais e, portanto, a sua  Dança se referia a eles e  depois aos Deuses.

A dança na época dos homens pré históricos –  Ritualística e cerimonial

 

 

Idade Antiga

Tanto as danças sagradas como as profanas existiam na Antiguidade, principalmente nas regiões junto ao mar do Mediterrâneo e no Oriente Médio. As pinturas, esculturas e escritos do antigo Egito fornecem informações sobre os primórdios da dança egípcia. Este povo dedicava-se principalmente à agricultura, por isso suas festas religiosas mais importantes se concentravam em danças para homenagear Osíris, o deus da vegetação. A dança também servia como entretenimento. Os escravos, por exemplo, dançavam para divertir as famílias ricas e seus convidados.

Os gregos antigos consideravam a dança essencial para a educação, para o culto e para o teatro. O filósofo grego Platão aconselhava que todos os cidadãos gregos aprendessem a dançar para desenvolver o autocontrole e o desembaraço na arte da guerra. Danças com armas faziam parte da educação dos jovens de Atenas e Esparta. Danças sociais eram realizadas em ocasiões festivas.

As danças religiosas desempenharam importante papel no nascimento do teatro grego. No século IV a.C., peças de teatro chamadas tragédias tiveram origem numa cerimônia de hinos e danças em homenagem a Dionísio, o deus do vinho. A emélia, uma dança cheia de dignidade executada nas tragédias, compreendia uma série de gestos conhecidos. Um bailarino experiente podia relatar todo o enredo da peça através desses gestos. As peças humorísticas chamadas sátiras, e as comédias gregas, incluíam músicas alegres.

Quadro com dança ritualistica dos aborígines australianos

Na Austrália, algumas tribos de aborígenes seguem o antigo costume de imitar os gestos da caça durante uma dança religiosa realizada antes da caçada.

Em alguns vilarejos ingleses, as crianças dançam em torno de um mastro com fitas numa festa para celebrar a chegada da primavera, no dia 1 de maio. Esse costume vem das antigas danças religiosas dos romanos, que dominavam a Inglaterra do ano 43 d.C. até princípios do século V. No dia 1 de maio os romanos cultuavam Flora, a deusa romana da primavera, dançando em torno de um mastro enfeitado com flores

Idade Média

  Dança funebre – O medo da Peste Negra

Durante toda a Idade Média, os europeus continuaram a festejar casamentos, feriados e outras ocasiões festivas com danças folclóricas, como a dança da corrente, que começou com os camponeses e foi adotada pela nobreza, numa forma mais requintada, sendo chamada de carola. No final da Idade Média a dança tornou-se parte de todos os acontecimentos festivos.

Renascimento

Catarina de Médicis, membro da família que governava Florença, na Itália,  

Balé  na idade média/ epoca renascentista

Idade Moderna

A dança, desde 1900, vem apresentando uma grande variedade de estilos e muitas formas experimentais, que começaram com a dança moderna, baseada na liberdade de movimentos e expressão. Atualmente, os estilos de balé incluem elementos de jazz, dança moderna e rock.

A dança teatral obteve o seu maior sucesso comercial nos filmes e comédias musicais.

Grande número de novas danças populares surgiram e desapareceram no  

A dança contemporânea é tudo aquilo que se faz hoje dentro dessa arte, não importa o estilo, procedência, objetivos nem a forma. Para ser contemporâneo não é preciso buscar novos caminhos. São contemporâneos tanto os coreógrafos que usam a técnica de Balanchine ou Béjart, como os que se inspiram em Martha Graham; eles se inspiram em qualquer fonte: sua visão pessoal, a literatura e suas observações.

A dança caminha ao lado da humanidade e de seus progressos, há uma grande riqueza à disposição do público, desde as grandes obras românticas até o modernismo, passando pelas danças folclóricas e as religiosas. Não é mais uma arte de elite mas se transformou num meio de diversão de todas as classes, já que é apresentada além do teatro, em televisão, cinemas e praças.

Perguntas interessantes