História, perguntado por amandarizyane4114, 1 ano atrás

como eram as crises econômicas na republica velha ? me ajudeeem por favor!

Soluções para a tarefa

Respondido por ÉllenGabi777
1
Durante a década de 20, a estrutura política das oligarquias de São Paulo e Minas Gerais que, desde fins do século XIX, comandavam o País, começou a ser questionada por algumas revoltas cujos líderes eram membros do Exército brasileiro.

Eram as revoltas dos tenentes, que reivindicavam, entre outras coisas, o fim do voto de cabresto e maior participação daqueles jovens militares na vida política do País.

Alguns desses movimentos tenentistas merecem destaque: a Revolta do Forte de Copacabana, a Revolução de 1924 e a Coluna Prestes. Essas revoltas, de certa forma, refletiam a insatisfação da maioria da população, que até aquele momento estava à margem das decisões políticas, tanto dos governos estaduais como do governo federal.



Outros sinais de crise na República Velha foram o rompimento do acordo político entre São Paulo e Minas Gerais (a política do café com leite) e a formação de um outro grupo político, a Aliança Liberal, representante dos interesses de outros Estados, como Rio Grande do Sul e Paraíba. A Aliança Liberal acabou por disputar a eleição presidencial de 1930 apoiando Getúlio Vergas, gaúcho, e João Pessoa, paraibano, candidatos aos cargos de Presidente e Vice-Presidente. O candidato da situação, apoiado pelo Presidente Washington Luís, era Júlio Prestes e, mais uma vez, representava os interesses da oligarquia cafeeira.
Perguntas interessantes