História, perguntado por AgnesAsv12, 1 ano atrás

Como eram as CONDIÇÕES DE TRABALHO dos escravos no BRASIL?


AgnesAsv12: Elabore um TEXTO comentando como eram as CONDIÇÕES DE TRABALHO dos escravos no BRASIL
AgnesAsv12: Gente pfvr eeu precisoo dessa resposta rápido !

Soluções para a tarefa

Respondido por swashsbucler
38
No Brasil, a escravidão teve início com a produção de açúcar na primeira metade do século XVI. Os portugueses traziam os negros africanos de suas colônias na África para utilizar como mão-de-obra escrava nos engenhos de açúcar do Nordeste. Os comerciantes de escravos portugueses vendiam os africanos como se fossem mercadorias aqui no Brasil. Os mais saudáveis chegavam a valer o dobro daqueles mais fracos ou velhos. 

Nas fazendas de açúcar ou nas minas de ouro (a partir do século XVIII), os escravos eram tratados da pior forma possível. Trabalhavam muito (de sol a sol), recebendo apenas trapos de roupa e uma alimentação de péssima qualidade. Passavam as noites nas senzalas (galpões escuros, úmidos e com pouca higiene) acorrentados para evitar fugas. Eram constantemente castigados fisicamente, sendo que o açoite era a punição mais comum no Brasil Colônia. 

Se a lei deu a liberdade jurídica aos escravos, a realidade foi cruel com muitos deles. Sem moradia, condições econômicas e assistência do Estado, muitos negros passaram por dificuldades após a liberdade. Muitos não conseguiam empregos e sofriam preconceito e discriminação racial. A grande maioria passou a viver em habitações de péssimas condições e a sobreviver de trabalhos informais e temporários.
Respondido por adrianurzedo
2

Resposta:

Versão resumida:

No Brasil, a escravidão teve início com a produção de açúcar na primeira metade do século XVI.

Os portugueses traziam os negros africanos de suas colônias na África para utilizar como mão-de-obra escrava nos engenhos de açúcar do Nordeste.

Nas fazendas de açúcar ou nas minas de ouro (a partir do século XVIII), os escravos eram tratados da pior forma possível.

Passavam as noites nas senzalas (galpões escuros, úmidos e com pouca higiene) acorrentados para evitar fugas.

Sem moradia, condições econômicas e assistência do Estado, muitos negros passaram por dificuldades após a liberdade.

A grande maioria passou a viver em habitações de péssimas condições e a sobreviver de trabalhos informais e temporários

Perguntas interessantes