História, perguntado por kakaka23, 1 ano atrás

como eram as condições de trabalho de crianças, mulheres nas fabricas

Soluções para a tarefa

Respondido por samilagarridor
6
Precárias. Esse é o adjetivo que definiria.
Com relação às crianças, elas eram muitas vezes entregues as fábricas para trabalharem - fato este por serem órfãs. Lá, a carga horária era de 14 horas e enfrentavam situações precárias quanto ao ambiente onde estavam, ficando expostas a vários tipos de doença; a criança que ousasse desobedecer as regras era punida com agressões físicas. Essas crianças recebiam a quinta parte do salário de um adulto.
As mulheres trabalhadoras estão presentes em todo o processo da revolução industrial. Os homens substituídos pelas mulheres na produção fabril acusavam-nas de roubarem seus postos de trabalho. A luta contra o sistema capitalista de produção aparecia permeada pela questão de gênero. A questão de gênero colocava-se como um ponto de impasse na consciência de classe do trabalhador.

Assim, nasceu a luta das mulheres por melhores condições de trabalho. Já no século XIX havia movimento de mulheres reivindicando direitos trabalhistas, igualdade de jornada de trabalho para homens e mulheres e o direito de voto.
Perguntas interessantes