como eram as condições de moradia dos trabalhadores e qual era sua consequência para a saúde deles?.
Soluções para a tarefa
Resposta e explicação:
Condições de moradia
Eram péssimas, devido ao baixo salário e as greves que aconteciam muito, não tinham dinheiro para comprar comida, e ter as coisas básicas que precisamos. Já na parte da saúde, era péssima igualmente, os acidentes de trabalho eram muito comuns, sem contar com doenças adquiridas por mordidas de ratos e etc.
Com a Revolução Industrial os trabalhadores perderam o controle do processo produtivo, uma vez que passaram a trabalhar para um patrão (na qualidade de empregados ou operários), perdendo a posse da matéria-prima, do produto final e do lucro. Esses trabalhadores passaram a controlar máquinas que pertenciam aos donos dos meios de produção os quais passaram a receber todos os lucros. O trabalho realizado com as máquinas ficou conhecido por maquinofatura.
A Revolução Industrial alterou profundamente as condições de vida do trabalhador braçal, provocando inicialmente um intenso deslocamento da população rural para as cidades. Criando enormes concentrações urbanas; a população de Londres cresceu de 800 000 habitantes em 1780 para mais de 5 milhões em 1880, por exemplo. Durante o início da Revolução Industrial, os operários viviam em condições horríveis se comparadas às condições dos trabalhadores do século seguinte. Muitos dos trabalhadores tinham um cortiço como moradia e ficavam submetidos a jornadas de trabalho que chegavam até a 80 horas por semana. O salário era medíocre (em torno de 2.5 vezes o nível de subsistência) e tanto mulheres como crianças também trabalhavam, recebendo um salário ainda menor.
A produção em larga escala e dividida em etapas iria distanciar cada vez mais o trabalhador do produto final, já que cada grupo de trabalhadores passava a dominar apenas uma etapa da produção, mas sua produtividade ficava maior. Como sua produtividade aumentava os salários reais dos trabalhadores ingleses aumentaram em mais de 300% entre 1800 até 1870. Devido ao progresso ocorrido nos primeiros 90 anos de industrialização, em 1860 a jornada de trabalho na Inglaterra já se reduzia para cerca de 50 horas semanais (10 horas diárias em cinco dias de trabalho por semana).
Horas de trabalho por semana para trabalhadores adultos nas indústrias têxteis:
1780 - em torno de 80 horas por semana
1820 - 67 horas por semana
1860 - 53 horas por semana
2007 - 46 horas por semana
Segundo os socialistas, o salário, medido a partir do que é necessário para que o trabalhador sobreviva (deve ser notado de que não existe definição exata para qual seja o "nível mínimo de subsistência"), cresceu à medida que os trabalhadores pressionam os seus patrões para tal, ou seja, se o salário e as condições de vida melhoraram com o tempo, foi graças à organização e aos movimentos organizados pelos trabalhadores.
Saúde
Varias Famílias moravam juntas em um espaço pequeno e sujo o que fazia eles contraírem muitas doenças .
Os trabalhadores eram explorados e viviam em situações precárias, trabalho muito e recebendo pouco para se manter.
muitos moravam em cortiços, outros dormiam no próprio local de trabalho pois não tinham condições de pagar por uma estádia. Como com a revolução industrial ouve o êxodo rural em larga escala as cidades não estavam preparadas para receber tantas pessoas, aconteceu uma superlotação. Sem saneamento básico, a população era frequentemente exposta a doenças
Espero ter ajudado!!
Bons estudos!!