COMO ERAM AS CASAS INDIGENAS ?COMO ERA O COTIDIANO DOS INDIOS DENTRO DESSAS CASAS?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Geralmente, as casas dos índios são construídas com base em estruturas de madeira, que são conectadas umas às outras por meio de sistemas de encaixe. Para fazer o fechamento, são utilizadas folhas, fibras e cipós.
seus dias são de festas, jogos e brincadeiras, suas formas de ensinar e aprender, tudo isso pode variar muito. Existem diferentes mitos, rituais, pinturas, objetos, músicas e cantos!
Explicação:
os índios vivem em casas chamadas de ocas que, juntas formam aldeias, normalmente em formato de círculo. Isso não está incorreto, mas existem vários outros tipos de habitações indígenas.
COMO VIVIAM
Cada povo indígena tinha seus próprios costumes e modos de vida. Os tupis da costa se banhavam praticamente com a mesma frequência com que encaramos o chuveiro hoje – aliás, nossa higiene atual é herança indígena, não europeia. O contato com a água acontecia desde cedo, os rios eram locais de brincadeiras para as crianças. As pinturas eram pretas (feitas com jenipapo) ou vermelhas (com urucum). Penas de aves eram usadas em cocares e em adornos que se pareciam com um rabo. As pinturas e os adornos tinham um significado especial na guerra e nos rituais. no dia-a-dia, os índios andavam pelados mesmo.
A comida era milho, carne de caça, pesca, frutas e tubérculos. As índias preparavam uma bebida especial fermentada à base de mandioca ou milho, chamada de cauim.
também tinham animais domésticos, chamados de xerimbabos.
A saúde dos indios era apoiada em rituais de cura. O pajé fazia as cerimônias auxiliado por índias idosas. O conhecimento de plantas medicinais era de domínio de ambos os sexos. Já o trato com os doentes (que geralmente ficavam isolados) era feito pelas mulheres.
A aldeia era rodeada por paliçadas, espécies de cercas de lanças, e cercas com crânios. Uma aldeia tinha de quatro a oito malocas, que abrigavam pelo menos três núcleos familiares. Os pertences dos indivíduos eram mantidos na maloca dentro da área ocupada por sua família.