como era usado o humanismo na arquitetura?
Soluções para a tarefa
Resposta:
.
Explicação:
Resposta:
olá
A arquitetura renascentista é aquela que compreende os séculos XIV e XVI, materializando-se durante o período do Renascimento europeu.
Desenvolvida inicialmente em Florença, por Filippo Brunelleschi, essa arquitetura tinha como princípios a simetria, a proporção, a geometria e a regularidade.
Com forte influência da arquitetura clássica, a renascentista é até hoje apreciada pelas suas belas colunas, pilastras, cúpulas hemisféricas e outros detalhes.
Quer descobrir mais? Siga conosco!
Como nasceu a arquitetura renascentista?
Como mencionamos, a arquitetura renascentista nasceu em Florença, na Itália, durante o mesmo período do Renascimento no mundo das artes.
Rompendo com os padrões que reinaram na Europa durante a Idade Média, o Renascimento deu mais liberdade aos artistas e arquitetos, que se inspiraram bastante na arquitetura clássica, especialmente na arte greco-romana.
Porém, os arquitetos renascentistas enxergavam os elementos das antigas construções sob uma ótica diferente, reinterpretando o passado.
A arquitetura renascentista, também conhecida como arquitetura do renascimento foi uma escola arquitetônica concomitante com o renascimento europeu, nos séculos XIV, XV e XVI. Constituiu-se de um movimento importante de ruptura, no qual os arquitetos passaram a buscar ter um estilo individual. Para isso eles recorriam à influências do passado, tal qual era feito nas artes plásticas no renascimento, trazendo elementos da antiguidade clássica.
O interesse pelo pelo greco-romano é uma das balizas principais desse momento histórico em todas as artes, mas não se buscava uma cópia integral do que havia no passado, eles faziam interpretações do que era para eles esse passado, sendo altamente influenciados pelo Classicismo e as criações arquitetônicas dessa época.
No caso da arquitetura em si foram buscar as formas das antigas construções com o intuito de reeditá-las sob seus próprios pontos de vista e interpretação.
A partir dos estudos e medições de antigos templos e construções compreenderam que para conseguir novas formas tudo que necessitavam era simples geometria euclidiana. Para tal passaram a utilizar um quadrado como moldura para desenvolver seus projetos, o que resultava em novas formas, muito mais harmônicas.
Era essencial que de qualquer parte da construção fosse possível notar as leis que regiam a construção, o que valorizava a racionalidade e as proporções matemáticas da obra.
Construções renascentistas
A utilização de três tipos de ordem de colunas gregas (a dórica, a jônica e a coríntia) substitua os pilares medievais. Seu uso também tinha uma simbologia importante pois representava o homem, sendo a base o pé, a coluna o corpo e o capitel a cabeça.