Artes, perguntado por amarallgustavo9, 10 meses atrás

como
era
processo
de revelaçao
fotografica
no seculo 19

Soluções para a tarefa

Respondido por oliveiraguilherme2
0

O desenvolvimento do processo fotográfico tem origens no uso da câmara escura, que permitia uma melhor reprodução de imagens, no próprio local da tomada. Esse método, que já era conhecido por volta do século 11.
No Brasil, o uso da câmara escura era usado, no século 18, pelo engenheiro baiano José Antônio Caldas, o primeiro a utilizar essa técnica no País.
O primeiro registro considerado como sendo uma fotografia durável, foi realizado em 1826 pelo inventor francês Nicéphore Niépce (1765-1833), utilizando uma câmera escura e substâncias químicas sensíveis à luz.


Porto Bahia

Louis-Jacques-Mandé Daguerre (1787-1851) aperfeiçoou o processo de Niépce, obtendo imagens mais nítidas com tempos de exposição bem menores. Ele publicou seu método, em 1839, em um livreto que foi traduzido em várias línguas. Esse método deu origem ao daguerreótipo, um equipamento que permitia aplicar o método de Daguerre.
Daguerreótipo também era o nome dado às fotografias tiradas até meados do século 19 pelos chamados daguerreotipistas. Nessa época, muitos livros de fotografias foram publicados.
A fotografia ganhou o mundo a partir dos anos 1840 e revolucionou a cultura. Para muitos pintores, já não fazia sentido a busca da perfeição através do pincel e o movimento impressionista foi, sem dúvida, um resultado desse processo.
Até os anos 1850, os daguerreótipos eram muito usados como base para litografias, pois era difícil gerar imagens de boa qualidade. A litografia era um processo de gravação de desenhos, sobre pedra calcária ou metal, como preparação para impressão.
No Brasil, um dos primeiros daguerreotipistas foi o estadunidense Charles de Forest Fredricks que teve alguns de seus daguerreótipos litografados, inclusive um panorama de Salvador de 1848.
Por volta de 1860, as fotografias ganharam finalmente uma qualidade consistente, veja o exemplo acima de uma fotografia de Benjamim Mulock.
Mais: Fotografia na Bahia no século 19 ►




Técnica da câmara escura para a reprodução de imagens no próprio local. A câmara reproduzia uma imagem em um anteparo. Era comum que a lente aproximasse a imagem captada, como um efeito de zoom. Um decalque era desenhado em um papel transparente (fonte 19th Century Dictionary Illustration).

No Brasil, o primeiro a utilizar essa técnica foi o baiano José Antonio Caldas, no século 18.



A primeira fotografia de Niépce feita em 1826. Foi tirada da janela de sua casa de campo, em Le Gras, na França. O tempo de exposição foi cerca de oito horas, resultando em brilho do sol nas paredes dos dois lados.


O Cais das Amarras de Salvador e seus prédios de cinco andares, em 1861, foto de Benjamim Mulock.


Espero ter ajudado!☺️

amarallgustavo9: vlw obrigado
oliveiraguilherme2: Por nada
Perguntas interessantes