como era os mandamentos da lei no monoteísmo hebraico
Soluções para a tarefa
Resposta:
lei no monoteísmo hebraico
Os hebreus foram um dos primeiros povos a cultuar um único deus, isto é, eram monoteístas. ... Os dois traços característicos da religião dos hebreus são o monoteísmo e o salvacionismo isto é a crença na vinda de um Messias ou Salvador para libertar o povo hebreu.
Direito hebraico
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. Ajude a melhorar este artigo inserindo citações no corpo do artigo. (Maio de 2013)
Escultura de Moisés de Michelangelo Buonarrotti
O direito hebraico é um direito religioso.O direito é dado por Deus ao seu povo, e desde o principio é imutável, só Deus o pode modificar, ideia que reencontraremos no direito canônico e no direito muçulmano. Os intérpretes, mais especialmente os rabinos, podem interpretá-lo para o adaptar à evolução social, no entanto, eles nunca o podem modificar. Há uma espécie de aliança entre Deus e o povo que ele escolheu, o Decálogo ditado a Moisés é a Aliança do Sinai, o Código da Aliança de Hashen, o Deuteronômio é também uma forma de aliança.
Origem
Sua origem partiu dos Hebreus, que porventura viviam em tribos, nômades, conduzidas por chefes. Eles atravessam Canaã – região onde atualmente se encontra Israel – na época de Hamurabi, penetram no Egito, retornam (o Êxodo) à região e instalam-se aí entre os Hititas e os Egípcios.
O Êxodo, é a fuga do povo hebreu da perseguição e da escravidão faraônica no Egito, foi comandado por Moisés, grande líder e legislador.
Na época em que viveu Moisés, assim como o período histórico do Êxodo, ainda é um problema para os historiadores. Uma corrente defende que o faraó opressor dos hebreus teria sido Ramessés II e o faraó do êxodo, seu sucessor Merneptá, por volta de 1230 a.C.
Origem do Monoteísmo
Há quem defenda que o Monoteísmo se origina na narrativa bíblica dos hebreus e que Abraão tenha sido o seu fundador. Por isso as religiões monoteístas, por vezes, também são chamadas de Abraamicas. No entanto, alguns estudiosos apontam que a primeira religião a adotar o Monoteísmo foi zoroastrismo, fundada pelo profeta Zoroastro, na antiga Pérsia.
Principais religiões que seguem a corrente monoteísta
• Islamismo
• Cristianismo
• Judaísmo
De todas as religiões monoteístas, o Islamismo é a que mais cresce em todo o mundo. Presente em pelo menos 80 países, a religião Islã se baseia nos ensinamentos do profeta Maomé. Sua doutrina prega submissão e obediência à lei de um único deus (Alah).
Dentro do próprio Islamismo existem vertentes diferentes, das quais as mais conhecidas são as sunitas e as xiitas. Seus ensinamentos encontram-se no Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos e que, segundo a fé islã, reúne mensagens divinas recebidas por Maomé.
O Cristianismo é a religião que possui o maior número de adeptos na atualidade. Seus ensinamentos se baseiam na crença em Jesus Cristo e tem como livro sagrado a Bíblia.
Assim como o Islamismo, o Cristianismo possui ramificações dentro da própria religião. As mais conhecidas são o catolicismo e protestantismo (resultado da Reforma Protestante liderada por Martinho Lutero). Os símbolos religiosos do cristianismo também variam de acordo com a vertente dos adeptos. Enquanto a cruz é usada como referência para os cristãos católicos, os cristãos protestantes adotam a própria Bíblia como seu símbolo.
De todas as religiões monoteístas, o Judaísmo é a mais antiga. Assim como o Cristianismo, os judeus têm como livro sagrado a Bíblia, no entanto, eles se baseiam nos livros do antigo testamento. Como símbolo sagrado os judeus adotam o Menorá, um candelabro de sete braços. Os templos judaicos, chamados sinagogas, abrigam uma arca que simboliza a ligação entre deus e os judeus. As sinagogas são locais de preces e de estudos e onde são realizados os cultos e rituais sagrados pelos sacerdotes chamados rabinos.
Monoteísmo: variação de concepção de deus
O Monoteísmo carrega variações de concepção de deus. As religiões monoteístas apresentam divergências entre si que vão desde concepção filosófica da crença de que todas as religiões têm origem num único deus.
Baseado na ideia de bem e mal, a concepção do monoteísmo filosófico está presente em algumas religiões monoteístas, dentre elas o Judaísmo e o Zoroastrismo. Parte do Cristianismo e parte do Islamismo também admitem essa concepção.
Existe outro entendimento do monoteísmo que propaga deus como base ética da sociedade. Tal concepção é a do monoteísmo ético, que defende que o comportamento e a conduta humana a ser seguida é ditada por deus.
Explicação: