Como era o relacionamento entre a realeza e a burguesia na época
absolutismo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Durante o Absolutismo havia uma espécie de "acordo" entre as classes dominantes (a realeza, a nobreza, o alto clero e a alta burguesia) que garantia que uma agisse em benefício dos interesses da outra, sendo a (alta) burguesia e a realeza aliadas no controle político das suas sociedade...
Resposta:
Durante a Idade Média, o sistema de governo era absolutista; e por muito tempo a burguesia e a nobreza se beneficiaram mutuamente. Isso mudou quando a burguesia cresceu em poder aquisitivo na expansão do comércio. Alguns servos acumularam recursos e se libertaram dos senhores feudais e migravam para as cidades. Em regiões afastadas os senhores feudais ainda exploraram seus servos e com o tempo isso levou a revolta dos camponeses. A expansão do comércio desorganizou ainda + o sistema feudal, e a burguesia que era a classe ligada ao comércio, tornou-se kda vez + rik e poderosa e consciente de que a sociedade precisava de outro sistema de governo.
Foi então q comeõu a briga: burguesia X feudalismo, pois os interesses divergiram: o feudalismo querendo kda vez + dinheiro e a burguesia lutando para menores taxas de impostos.
Essa situação passou a contribuir para o fortalecimento do poder dos reis que garantiriam o investimento do comércio e uma estabilidade no sistema monetário, facilitando as negociações da burguesia.
Mas logo, o absolutismo monárquico passou a ser uma ameaça à burguesia por causa da mesma ladainha com o sistema feudal. Como exemplo pode ser citado a Revolução Fancesa em que a burguesia se uniu cotra a nobreza.
É isso, espero ter ajudado vc.
Explicação: