como era o relacionamento entre a realeza e a burguesia na época do absolutismo
Soluções para a tarefa
Na França do séc. XVII existia três camadas sociais: clero, nobreza e terceiro estado.
A burguesia estava na classe do terceiro estado que reunia cerca de 18 dos 19 milhões de hab.; a maioria sem privilégios. O terceiro estado dividia-se em: burgueses, artesãos e camponeses. Industriais e comerciantes formavam a alta burguesia.; a pequena burguesia era composta de oficiais ligados à administração e a burocracia: advogados, médicos e escrivãos.Os artesãos estavam sujeitos à longas jornadas de trabalho. Os camponeses viviam oprimidos por impostos reais , dízimos e obrigações feudais.
O conflito entre as classes sociais foi condição fundamental do poder absoluto. O rei instigava o conflito,procurando sobrepor-se a ele e dele tirar proveito. Protegeu a alta burguesia, deu-lhe monopólios comerciais e industriais e arrendou-lhe impostos. Garantiu-lhe ascensão social, apoiando-lhe contra clero e nobreza. Concedeu privilégios ao alto clero . Também protegeu a corporação dos artesãos contra os grandes capitalistas, assegurando-lhes direitos ao mesmo tempo em que defendeu artesãos e capitalistas contra os assalariados. Garantiu aos camponeses direitos de posse e propriedade adquiridos pelo costume.
Em resumo, a realeza descansava sobre o conflito generalizado que tendia a equilibrar as forças sociais, especialmente o conflito entre as duas classes sociais mais poderosas, a nobreza e a burguesia.