Como era o regionalismo na época da república velha
Soluções para a tarefa
RespRepública Velha” é o nome que se deu ao período da História do Brasil iniciado em 15 de novembro de 1889, com o golpe que pôs fim ao Império, e finalizado em 24 de outubro de 1930, quando outro golpe depôs o então presidente Washington Luís. Esse período foi marcado pela reorganização da estrutura política do país e costuma ser dividido em duas fases: a “República da Espada”, de 1889 a 1894, e a “República Oligárquica”, de 1894 a 1930.
Adoção do sistema republicano federativo
A mudança de regime que veio com a Proclamação da República, liderada pelo marechal Deodoro da Fonseca (o primeiro presidente), provocou a descentralização do poder no Brasil. Na estrutura imperial, o país era dividido em províncias, que estavam vinculadas ao poder central monárquico. Um dos poderes centrais era exercido diretamente pelo próprio imperador, o chamado Poder Moderador. Por sua vez, inspirada no sistema republicano federativo dos Estados Unidos da América, nossa República transformou as antigas províncias imperiais em estados da Federação, com autonomia para assuntos econômicos e políticos. Ao poder central, a União, caberia a função de mediação administrativa.
Esse sistema foi legitimado pela primeira Constituição republicana, de 1891, como assinalam as historiadoras Lilia M. Schwarcz e Heloisa
Explicação: