Como era o papel feminino na política? Help!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Inicialmente, elas nem podiam votar ou serem votadas, depois de muita luta que conseguiram se empoderar da política, por isso e muitas outras razões, o feminismo é tão importante para as mulheres.
MAIS SOBRE O ASSUNTO (Destaquei algumas partes importantes):
• "[...] No entanto, essa e outras emendas foram rejeitadas, como a que possibilitava o voto feminino às cidadãs, solteiras ou viúvas, diplomadas em Direito, Medicina ou Farmácia; e às que dirigissem estabelecimentos docentes, industriais ou comerciais. O texto final da Constituição de 1891 considerou eleitores "os cidadãos maiores de 21 anos", que se alistassem na forma da lei, não dando às mulheres o direito de votar, porém permitindo seu alistamento."
Mais tarde, em 1921, o Senado chegou a discutir o direito político feminino, mas a proposta não vigorou. Seis anos depois, em 1927, o Rio Grande do Norte se antecipou à União e foi pioneiro na concessão, por lei, do direito de voto à mulher.
Entretanto, somente em 3 de maio de 1933, no pleito para a Assembleia Nacional Constituinte, pela primeira vez a mulher brasileira pôde votar e ser votada em âmbito nacional. Isso porque o primeiro Código Eleitoral, aprovado em 1932, passou a garantir o direito do voto às mulheres: "É eleitor o cidadão maior de 21 anos, sem distinção de sexo, alistado na forma deste Código". A aprovação do Código de 1932 se deu por meio do Decreto nº 21.076, durante o governo provisório de Getúlio Vargas.