História, perguntado por PedroSCCP070, 8 meses atrás

como era o cotidiano dos operários na revolução industrial ​

Soluções para a tarefa

Respondido por isabelaneves184
1

Resposta:

"O ambiente era o pior possível. Calor insuportável, dentro de um barracão coberto de zinco, sem janelas nem ventilador .Poeira micidial, saturada de miasmas, de pó de drogas moedas. Os cacos de vidro espalhados pelo chão representavam outro pesadelo para as crianças, porque muitas trabalhavam descalças ou com os pês protegidos por alpercatas de corda, quase sempre furadas. A água não primava pela higiene nem ela salubridade [...] Os meninos deviam estar na fabrica uma hora antes dos oficiais, porque tinham que encher de águas os latões e tinas, onde os vidreiros mergulhavam as canas e os ferros de fazer bocas, quando 14 necessitavam arrefeço-los, e, também, deviam ascender os forninhos onde as peças eram reaquecidas para acabamento. Assim, em dias normais, as horas de trabalho dos meninos eram dez e, quando a fusão do vidro retardava, aumentavam para onze, doze, e até quinze [...] Os latões de água ou tintas pesavam, em geral, de vinte a trinta quilos. Os pobres meninos levavam-nos junto ao peito, com a orla do recipiente colada ao rosto. Devido ao peso, andavam a passos incertos, tropeçando a cada instante, e a água, então, sacudida, transbordava e ensopava as miseras roupinhas, que acabavam secando no corpo [...] Fazia-se fila junto ? torneira, na maior aflição. Cada qual ansiava por desobrigar-se quanto antes, porque, ao chegarem os vidreiros, se a água não estivesse no lugar apropriado, os meninos apanhavam feio. Havia sempre uns infelizes, os menores, de 7 ou 8 anos, que ficavam por ultimo, pois não podiam enfrentar os maiores, que empregavam a foram, tomando-lhes a dianteira na bica. Era a lei do mais forte. Os meninos sempre foram indispensáveis, nas fabricas de vidro. Muitas tarefas auxiliares se eles podiam executar, sem contar que representavam maior de obra a pretos dos mais vis. Ganhávamos apenas setecentos reis por dia. (LUCA, 2001, p. 26) "

Explicação:

Havia 2 grupos claros no começo dessa época, a burguesia industrial e o operariado.

A burguesia industrial é a classe dos proprietários dos meios de produção, também denominados capitalistas. Dos donos das matérias-primas, das fábricas, das máquinas, dos bancos, das terras e de outros bens. Ela se apropria dos lucros gerados pelo aumento da produtividade proporcionado pelas novas máquinas.

O operariado ou proletariado é o trabalhador operário que surgiu com a Revolução Industrial e que em troca da sua força de trabalho recebe um salário para sobreviver.

Fonte Caso queira se informa mais:

Claudia Marcia Rudek. As condições de trabalho e de vida dos operários brasileiros, 1850 a 1930.

bons estudos. espero ter ajudado.

Perguntas interessantes