como era o corpo e o crânio do homo sapiens neanderthal??(CIÊNCIAS)
Soluções para a tarefa
Resposta:
O primeiro fóssil encontrado no vale de Neander de Alemanha em 1857 foi um dos primeiros achados. Os Neandertais contribuem com algo de um mistério no estudo da evolução humana. Cientistas ainda debatem se eles são uma sub-espécie próxima e relacionada com os humanos modernos ou representam uma linha colateral mas não ancestral a humanos modernos. Na figura abaixo, são mostradas representações da vida neandertalense na Idade do gelo na Europa.
Homo sapiens neanderthalensis era uma espécie humana robusta que viveu entre 135,000 e 30,000 anos na Europa e Ásia ocidental de. Eles floresceram tanto em períodos interglaciais mornos quanto nas condições desafiadoras do avanço glacial.
Alguns pesquisadores os consideram como uma espécie distinta Homo neanderthalensis, outros como sub-espécie, sendo assim seria possível a miscigenação entre as espécies, como sugere o fóssil encontrado no norte de Portugal, porém em 4 estudos comparativos independentes, utilizando DNA, chegaram a mesma conclusão sobre a inexistência de relação entre o material genético dos neandertais e nossa população.
À primeira vista, restos neandertais parecem os primitivos H erectus e bastante diferente de humanos modernos. O braço e ossos de perna eram duas vezes mais espessos, indicando uma imensa força e as condições adversas. Por outro lado os corpos eram notavelmente modernos. Eles tiveram narizes proeminentes, faces longas e crânios grandes. A capacidade de cérebro era de 1400-1500 cc, fato que excede o e humanos modernos--embora a configuração de partes do cérebro é diferente. As áreas de fala do cérebro neandertalense não são tão desenvolvidas quanto a nossa.
População geograficamente limitada a Europa e Oriente próximo. Especializados morfologicamente para viver em ambiente frio (estrutura óssea reforçada e aparelho mastigador para triturar alimentos bastante rígidos).
Quanto a características culturais, apresentaram evidências de aculturação (aquisição por imitação). Os mais antigos registros fósseis indicativos da existência de Rituais de enterro, indicando também aspectos ligados a Espiritualidade. Viviam em Bandos e foram contemporâneos a nossa espécie e desapareceram a 30.000 anos.
Mais de uma centena de Neandertais tem sido encontrados e exibem uma enorme variação de características individuais. O crânio abaixo à esquerda, datado em 35.000-53.000 anos mostra alterações nos dentes que indicam uma atividade repetitiva provavelmente ligada a produção de roupas.