História, perguntado por raytakelli123, 1 ano atrás

como era formado o imperio romano do oriente?

Soluções para a tarefa

Respondido por stephen26
3
O Império Bizantino, que teve em Constantinopla a sua gloriosa capital, foi o fiel depositário do legado do Império Romano durante séculos, precisamente até meados do século XV, quando foi aniquilado pelos otomanos.

Constantinopla desenvolveu-se a partir de uma pequena colónia grega fixada na então denominada Bizâncio, no lado europeu do Estreito de Bósforo, entre o Mar Negro e o Mar Mediterrâneo e entre a Europa e a Ásia. Foi nesse preciso local que Constantino I mandou construir a cidade que iria ficar com o seu nome e que também se designaria por "Nova Roma", tais eram as perspectivas grandiosas que se prognosticavam e que se vieram a confirmar ao longo dos séculos.

Um dos maiores imperadores do Império Romano do Oriente foi Justiniano I, que reinou entre 527 e 565. Sentindo-se mais poderoso do que qualquer um dos seus antecessores, encetou uma série de reconquistas. A par disso, no campo religioso, aboliu várias heresias que debilitavam o poder e a credibilidade da Igreja.

Refira-se que os habitantes do Império Bizantino nunca conheceram ou utilizaram este tipo de designação. Até ao último dos seus dias, Constantinopla considerou-se como Império Romano e todos os seus habitantes se reconheciam no estatuto de cidadãos romanos.
Perguntas interessantes