como era feita a arte medieval?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A arte medieval foi marcada por dois estilos artísticos: O românico e o gótico. Com as principais produções no campo da arquitetura, pintura e escultura, a arte medieval se destacou pela construção de igrejas, catedrais e palácios.
Explicação:
espero ter conseguido te ajudar
Arte produzida durante o período da Idade Média
A arte medieval foi desenvolvida durante a Idade Média, período compreendido entre os séculos X e XV. Sob a influência da Igreja Católica, que prevalecia no período, a arte medieval reproduziu os valores religiosos.
A sociedade medieval estava impregnada pelos valores da religião católica. A concepção de mundo da época era dominada pela figura de Deus como o centro do universo e à medida de todas as coisas. Assim, a igreja como representante de Deus na Terra tinha poderes ilimitados.
A arte medieval foi uma arte essencialmente religiosa, marcada pela construção de templos, igrejas, mosteiros e palácios. Ela se desenvolveu em um momento que a Igreja Católica influenciava, supervisionava e filtrava todas as produções científicas e culturais. Portanto, a arte medieval teve o papel de aproximar as pessoas da religiosidade.
Sob a influência do clero católico, as principais produções medievais foram no campo da arquitetura, da pintura e da escultura. A maioria das obras de arte do período não tem autoria definida, pois o pensamento medieval pregava que o verdadeiro autor das obras era Deus e que, por meio dos seres humanos, expressava suas ideias e vontades.
Característica e estilos da arte medieval
A arte medieval foi marcada por dois estilos artísticos: O românico e o gótico. Com as principais produções no campo da arquitetura, pintura e escultura, a arte medieval se destacou pela construção de igrejas, catedrais e palácios.
Nos séculos X, XI e XII predominavam as construções em estilo românico, que apresentavam características como: arcos arredondados, paredes baixas e grossas, colunas grandes, janelas pequenas e interior pouco iluminado. Mais tarde, entre os séculos XII e XV, as construções passaram a adotar o estilo gótico. Esse estilo se caracterizou pelos arcos em formato ogival, janelas maiores, paredes altas e interior iluminado.
Retratando figuras religiosas, a pintura medieval era usada para ilustrar manuscritos e murais. Já as esculturas eram feitas a partir de metais, marfim e pedras para esculpir imagens que decoravam o interior dos templos.