História, perguntado por Anavittoria, 11 meses atrás

como era dividido a sociedade em roma no periodo monaquico

Soluções para a tarefa

Respondido por kaikefelipesouov46oe
10
Dividida entre patrícios (ricos donos de terras), clientes (parentes dos patrícios, aos quais deviam favores), plebeus (pequenos camponeses) e escravos de guerra e dívidas.
Os mais fortes politicamente eram os patrícios. O rei era de origem patrí

Respondido por sthaynah2
5
Monarquia (800 a.c a 509 a.c) Nesse período, o rei exercia o controle administrativo, judicial, militar e religioso.Nessa época, a sociedade romana subdividia-se em quatro grupos principais: patrícios, plebeus, clientes e escravos.

Patrícios: (se diziam descendentes dos pater famílias) faziam parte do senado, e eram o únicos que participavam das decisões políticas.

Plebeus: formavam a massa de trabalhadores, como agricultores, artesãos, comerciantes e pequenos proprietários. Grande parte deles era descendente de famílias estrangeiras e, na época da monarquia em Roma, não tinha direito á participação política.

Clientes: compunham uma camada intermediária. Eles eram plebeus que viviam  sob a proteção de um patrício, ao qual deveriam total fidelidade e respeito.

Escravos: eram, em sua maioria, plebeus endividados e constituíam uma camada pouco expressiva da população romana no período monárquico.
Perguntas interessantes