Como era definido o bem eo mal no período humanístico?
Pfv alguem me responde preciso da resposta até amanhã pfv me respondem o mais rapido possível
Soluções para a tarefa
O que foi o humanismo?
Podemos definir o humanismo como a corrente intelectual desenvolvida na Europa durante a transição da Idade Média para a Idade Moderna, entre os séculos XIV e XVI. Nesse movimento, havia a valorização da figura do ser humano e de todos os assuntos que a ele remetem, como os sentimentos, a razão, o conhecimento e a própria natureza. Por isso, o pensamento humanista é considerado antropocêntrico (isto é, “o homem como centro”).
O humanismo disseminou-se através do pensamento renascentista e também da literatura portuguesa. Portanto, dividiremos o texto entre essas duas explicações, para que você entenda todas as faces desse movimento tão relevante para a construção da sociedade moderna. Acompanhe:
O pensamento humanista
Primeiro, é preciso contextualizar o panorama histórico que vivia a Europa ao fim da Idade Média (século V - século XV). O feudalismo - modelo econômico e social vigente, baseado na propriedade da terra e em uma rígida hierarquia entre classes sociais - estava em decadência e assistia a ascensão de uma nova ordem, propiciada pela burguesia enriquecida pelo comércio.
Não podemos colocar a Idade Média como um período de atraso filosófico e científico, já que essa é uma visão construída também pelos próprios adeptos do humanismo, que procuravam estabelecer uma ideia de ruptura com o pensamento medieval e religioso anterior. Porém, cabe reconhecer que o período da Idade Média foi realmente uma época em que o teocentrismo e os valores cristãos estavam muito presentes na sociedade.
E era justamente contra esse teocentrismo que o humanismo se opunha. Os pensadores humanistas defendiam a valorização da figura do homem e da sua participação ativa na natureza e na civilização, contrapondo-se à visão baseada na fé e nos dogmas cristãos, que colocavam Deus como a figura central do Universo e a religião no centro da vida cotidiana.