como era como era interpretada a guerra para tribo indígena? me ajudem pfvv é pra amanhã.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Apesar de algumas semelhanças entre elas, havia muito diferença entre as diversas tribos. Pode-se dizer que essas diferenças geravam conflitos entre os índios. ... No século XVIII ocorre a Guerra Guaranítica, no sul do Brasil, onde os índios lutaram contra os espanhóis e portugueses, se recusando a mudar de território.
Explicação: ta no google:
Importante ressaltar que há também a ideia errônea de que a relação entre europeus e índios se baseava apenas na mão de obra para a exploração do pau-brasil. Não só as mortes de milhares de nativos por conta de doenças trazidas pelos europeus fazem parte dessa relação.
Estudos mostram que alianças foram feitas entre portugueses e outros europeus, como os franceses, e determinadas tribos indígenas. Essas alianças eram fundamentais para a conquista e colonização de um território tão hostil. Só assim foi possível colonizar o território brasileiro. Vê-se também que a guerra e os conflitos eram práticas recorrentes entre tribos por conta da diversidade de culturas disputando territórios. Com a finalidade também de acabarem com seus inimigos, algumas tribos se aliavam aos portugueses e, assim, estes conseguiam indígenas para trabalharem.
Exemplo importante dessas alianças foi a expulsão dos franceses do Rio de Janeiro. Os franceses, com apoio dos Tamoios haviam invadido a região e os portugueses, com a ajuda dos índios Temiminós, conseguiram expulsá-los. “Pacificar os Tamoios e acabar de vez com a presença dos franceses constituía o grande plano cuja solução não deveria tardar.” (SERRÃO, 1965). Historiadores afirmam que os Tamoios eram em maior número que os Temiminós, tornando o exército francês um inimigo difícil de combater. Os combates levaram alguns anos até a expulsão total dos franceses em 1567. Como recompensa pela luta, os portugueses concederam aos Temiminós uma sesmaria que veio a se tornar Niterói.