como era as férias antigamente
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Lei 9394/96, que mudou o ano escolar de 180 para 200 dias letivos, traz justificativas teóricas que colocam a mudança no rol das mais benéficas já feitas na área de educação. Um parecer da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, divulgado em 1997, refere-se ao aumento dos dias letivos como uma inovação e um avanço para o Brasil.
Que me perdoem os especialistas em educação que defendem tal aumento, mas, na prática, o que se percebe nas instituições de ensino da educação infantil ao ensino médio é uma legião de alunos e professores cansados, desmotivados e loucos para passar mais tempo longe da sala de aula. Quem duvida é só realizar uma pesquisa com os verdadeiros atores da educação.
Estou entre os defensores ferrenhos do tempo em que ser criança era ter tempo para brincar, para estar livre do excesso de compromissos da educação formal. Leia-se educação formal a escola em si e todos os cursos e atividades complementares que ocupam a semana dos meninos e meninas. Sem tempo para vivenciar a infância no que há de mais essencial nesta fase, a criança se vê impelida (e incentivada) a se tornar adolescente e adulta mais cedo.