Português, perguntado por bpugliesi, 11 meses atrás

Como era a vida das pessoas antes do desenvolvimento da tecnologia e como era o contato delas ?


kethlly07: af

Soluções para a tarefa

Respondido por kethlly07
1

Resposta:

Máquina de escrever

Mesmo que você nunca tenha visto uma, deve saber com que se parece. Primeiro eram todas mecânicas, depois surgiram as eletrônicas. Mas o princípio é basicamente o mesmo: os tipos (as letras) ficam dentro de um mecanismo que é acionado quando você pressiona uma tecla. Daí, ele entra em contato com uma almofada de tinta e é, então, pressionado contra o papel, imprimindo a letra na hora. Errou? Algumas máquinas eletrônicas tinham uma tinta branca que podia ser batida por cima do erro. Mas se você não a tivesse, era só voltar a folha manualmente e digitar, quer dizer, datilografar por cima.

Mimeógrafo

Máquinas de fotocópias eram caras, por isso, quando alguém precisava copiar algo, era necessário usar um mimeógrafo – uma máquina complicada que, com a ajuda de um estêncil (uma folha com os contornos das letras e desenhos da folha que se quer copiar) e álcool, fazia cópias. Ele era muito usado em escolas, e quem nasceu por volta de 93 ou 94 talvez ainda se lembre do cheiro de álcool perfumado que tomava conta dos corredores das pré-escolas quando era dia de atividade.

Telex

O Telex era um sistema internacional de comunicação escrita que transmitia textos produzidos a longas distâncias. Parecido com uma máquina de escrever, o Telex usava uma rede de circuitos similar às redes de telefonia e a linguagem do sistema funcionava baseada em código morse. Desnecessário dizer que com a internet e o e-mail, o Telex perdeu a função.

Fax

Ainda usado por muitas empresas, mas considerado uma tecnologia defasada, o fax transmite, em um aparelho telefônico, a cópia de um documento. Você coloca um papel no fax, ele escaneia a informação e, do outro lado, outra pessoa imprime a cópia no mesmo aparelho. O fax ainda é usado para transferir documentos que precisam estar autenticados. Isso, pois muitos ainda consideram mais confiável poder verificar uma assinatura em um papel do que em um documento digital.

Carimbo

Alguns profissionais ainda usam carimbos, mas boa parte desse mercado está perdido graças à comunicação digital. O carimbo datado está reservado hoje para profissionais da área de saúde e notariais para validar documentos e garantir sua veracidade, já que é a maneira mais simples de ‘imprimir’ algo em cima de outra impressão.

Lista telefônica

Antes um catálogo presente em qualquer casa e um guia fundamental para a vida – encontrar uma pizzaria ou o telefone de uma pessoa eram feitos assim, página após página -, a lista telefônica perdeu completamente o propósito depois das ferramentas de busca online. Os serviços de telefonia disponibilizam listas telefônicas virtuais e, claro, para achar um serviço privado, todo mundo usa a internet. Não existe mais sentido em guardar aquela pilha de livros grossos e pesados acumulando pó.

Disquetes gigantes

Aqui poderíamos falar de qualquer mídia – mas os disquetes gigantes são os mais exóticos. Os mais antigos, de 1971, tinham 20cm por 20cm e guardavam 80KB, o equivalente a apenas uma foto com baixa qualidade. Em 1993, os disquetes mais modernos guardavam 5,75mb, o equivalente a 3 fotos em alta qualidade, ou uma MP3 de uns 5 minutos. Hoje, cartões micro-SD e pendrives guardam facilmente mais de 30GB, além de serem muito menores.


bpugliesi: resumindo
kethlly07: veja oq vc acha mas importante e coloca hehe
bpugliesi: ok , obrigada , pelo menos me ajudou !
kethlly07: de nd bb
bpugliesi: coloquei o meu agradecimento .
Perguntas interessantes