Como era a vida das mulheres no antigo Oriente? Que diferenças ou semelhanças podem ser apontadas com a situação das mulheres no mundo atual?
Soluções para a tarefa
Como o Egito esta no Oriente vou falar sobre ele primeiro, vou citar as mulheres islâmicas também e falar como esta a situação agora.
As mulheres eram bem tratadas no Egito, podiam ter propriedade e receber renumeração, elas tinham direitos, e poderiam ir ao tribunais reclamarem caso se sentissem lesadas. Quando casadas continuavam a dispor de seus bens, assumiam o papel do marido quando esse se ausentava, algumas mulheres chegaram até o posto de Faraó, onde até então era somente titulo de um homem. A mulher era reverenciada e tinha um papel fundamental nos cultos religiosos. O casamento no antigo Egito era considerado como um evento muito importante para as mulheres. As garotas egípcias costumavam casar-se na faixa dos 12 anos, enquanto os garotos tinham entre 15 e 19. Elas podiam também divorciar-se, caso sofressem maus-tratos, onde recorriam aos seus familiares para pedir ajuda, na intervenção do casamento. O divórcio era algo simples e que não necessitava de muito tempo para obter-se, dentre os principais motivos de divórcios estavam os maus-tratos, o adultério e a infertilidade.
Porém, isso é no Egito.Já as mulheres islâmicas por exemplo não tem direito a praticamente nada, elas são vistas totalmente como propriedades e são inteiramente submissas aos homens.
Então no caso do Egito antigo podemos comparar também as mulheres de hoje em vários aspectos, (lógico que elas não se casam mais com doze anos) mas até alguns anos atrás era nessa faixa etária que as mulheres se casavam (nossas avós podem ser um ótimo exemplo disso) só que em casos de adultérios da parte dos homens, muitas mulheres (aqui no brasil) não podiam se divorciar, elas tinham que aceitar a situação e continuarem com eles, até mesmo em casos de agressões, isso acontecia porque a família não aceitava o divórcio. (como é muito parecido também com as mulheres do Oriente que conhecemos agora) . A história contemporânea teve como base a antiga. Hoje as mulheres são muito mais valorizadas, são mais independentes, podem trabalhar nos mesmos cargos que os homens, são livres. Acontecimento que ainda não houve com as mulheres islâmicas.