História, perguntado por vanderleicorreia, 1 ano atrás

como era a sociedade ateniense ?

Soluções para a tarefa

Respondido por daianeoliveira1aiane
125
A sociedade ateniense encontrava-se dividida em grupos sociais (cidadãos,metecos e escravos).
Os cidadãos eram livres e a sua principal ocupação era o governo de Atenas,embora alguns também se dedicassem à agricultura.
Eles não estavam sujeitos a impostos e eram os únicos que possuíam terras.
A mulher do cidadão ocupava a maior parte do seu tempo com as lides domésticas, e por ser mulher não tinha direitos políticos, não podendo ser considerada cidadão.Os metecos não podiam participar na vida política e não podiam casar com mulheres atenienses.
Para poderem pagar os impostos dedicavam-se ao artesanato e ao comércio.
Não eram obrigados a prestar serviço militar mas se mostrassem bravura nos seus actos podiam ser considerados cidadãos.
Também não podiam possuir terras porque eram considerados estrangeiros.
Por sua vez, os escravos, não eram livres e cabia-lhes os serviços mais duros.
Se nascessem escravos seriam escravos, mas na maior parte das vezes eram prisioneiros de guerra ou condenados pelo tribunal.
Apesar de serem considerados animais não eram mal tratados, mas não tinham direitos nem nome.
Só em situações excepcionais é que eram libertados.
Respondido por byhyungiiie
4

Explicação:

A sociedade ateniense dividia-se em 3 grupos: cidadãos, metecos e escravos.

Cidadãos – Representavam a minoria da população, mas eram os que governavam a cidade. Dedicavam-se a várias profissões.

O estatuto de cidadão estava reservado aos homens livres, filhos de pais atenienses, com mais de 18 anos e com o serviço militar cumprido.

Possuíam direitos políticos (votar e ser eleitos), sendo eles que governavam a cidade. Eram os únicos que tinham o direito a possuir casa e terras (bens de raiz), mas também tinham deveres como, pagar impostos e defender a sua cidade-estado.

Metecos – Eram estrangeiros, ou seja, na sua maioria gregos provenientes de outras cidades-estado. Ocupavam-se do comércio, da banca, do artesanato e de certas funções públicas.

Pagavam impostos, serviam no exército, e podiam possuir escravos. Estavam impedidos de adquirir casas e terras, bem como de exercer direitos políticos.

Escravos - Eram na maioria dos casos, prisioneiros de guerra ou filhos de escravos. O seu trabalho era muito importante na economia ateniense, visto que realizavam uma variedade de tarefas (agricultura, artesanato, minas, serviços domésticos….). Eram considerados instrumentos de trabalho e não possuíam quaisquer direitos.

As mulheres dos cidadãos não tinham direitos políticos e tinham muito pouca liberdade. Casavam-se jovens, normalmente com um homem mais velho escolhido pelo pai. Sempre que saiam à rua durante as festas religiosas ou para visitar alguém eram acompanhadas por um familiar ou por escravos. A mulher era educada para ser uma boa mãe, esposa e dona de casa. Passava grande parte do seu tempo num compartimento da casa, o gineceu, onde bordava, descansava e até recebia a visita de outras mulheres.

Perguntas interessantes