como era a sociedade asteca?
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A sociedade era bastante flexível, ocorrendo mobilidade social dentro do Império.
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A sociedade asteca era rigidamente dividida. O grupo social da nobreza era formada pela família real, sacerdotes, chefes de grupos guerreiros — como os Jaguares e as Águias — e chefes dos calpulli. Podiam participar também alguns plebeus que tivessem realizado algum ato extraordinário. O resto da população era constituída de lavradores e artesãos. Havia, também, escravos.
Havia, na ordem, começando do plano mais baixo:
Escravos
- maceualli ou calpulli (membro do clã)
- artesãos e comerciantes - pochtecas (grandes comerciantes)
- sacerdotes, dignitários civis e militares.
Os Astecas desenvolveram um sistema de plantio baseado nos "jardins flutuantes", em região pantanosa que passou então a produzir.
As comunidades camponesas conservavam pequena parcela de terra para uso familiar, mas a maior parte das terras pertencia à sacerdotes e elites locais (líderes dos clãs) no caso de Maias a Astecas. Entre os Incas a terra era divida em: Terra do Estado, Terra dos sacerdotes e Terra comunitária, onde cada família possuía um lote para cultivo próprio, onde produziria após trabalhar as terras do imperador e dos sacerdotes. A exploração do trabalho dos camponeses pelo Estado ainda era realizada através da mita , ou seja, toda comunidade estava obrigada a fornecer homens para as obras públicas ou para o trabalho nas minas
Havia, na ordem, começando do plano mais baixo:
Escravos
- maceualli ou calpulli (membro do clã)
- artesãos e comerciantes - pochtecas (grandes comerciantes)
- sacerdotes, dignitários civis e militares.
Os Astecas desenvolveram um sistema de plantio baseado nos "jardins flutuantes", em região pantanosa que passou então a produzir.
As comunidades camponesas conservavam pequena parcela de terra para uso familiar, mas a maior parte das terras pertencia à sacerdotes e elites locais (líderes dos clãs) no caso de Maias a Astecas. Entre os Incas a terra era divida em: Terra do Estado, Terra dos sacerdotes e Terra comunitária, onde cada família possuía um lote para cultivo próprio, onde produziria após trabalhar as terras do imperador e dos sacerdotes. A exploração do trabalho dos camponeses pelo Estado ainda era realizada através da mita , ou seja, toda comunidade estava obrigada a fornecer homens para as obras públicas ou para o trabalho nas minas
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