Sociologia, perguntado por ArielBB45, 1 ano atrás

Como era a situação do negro antes e depois da abolição da escravatura. URGENTE.

Soluções para a tarefa

Respondido por Maria6555
1
Vou dar a resposta mais nao tenho muita certeza ta meu anjo, A campanha abolicionista, em fins do século XIX, mobilizou vastos setores da sociedade brasileira. No entanto, passado o 13 de maio de 1888, os negros foram abandonados à própria sorte, sem a realização de reformas que os integrassem socialmente. Por trás disso, havia um projeto de modernização conservadora que não tocou no regime do latifúndio e exacerbou o racismo como forma de discriminação
A campanha que culminou com a abolição da escravidão, em 13 de maio de 1888, foi a primeira manifestação coletiva a mobilizar pessoas e a encontrar adeptos em todas as camadas sociais brasileiras. No entanto, após a assinatura da Lei Áurea, não houve uma orientação destinada a integrar os negros às novas regras de uma sociedade baseada no trabalho assalariado.

Esta é uma história de tragédias, descaso, preconceitos, injustiças e dor. Uma chaga que o Brasil carrega até os dias de hoje.

Uma das percepções mais agudas sobre a questão foi feita em 1964 pelo sociólogo Florestan Fernandes (1920-1995). Em um livro clássico, chamado A integração do negro na sociedade de classes, ele foi ao centro do problema:

“A desagregação do regime escravocrata e senhorial se operou, no Brasil, sem que se cercasse a destituição dos antigos agentes de trabalho escravo de assistência e garantias que os protegessem na transição para o sistema de trabalho livre. Os senhores foram eximidos da responsabilidade pela manutenção e segurança dos libertos, sem que o Estado, a Igreja ou qualquer outra instituição assumisse encargos especiais, que tivessem por objeto prepará-los para o novo regime de organização da vida e do trabalho. (...) Essas facetas da situação (...) imprimiram à Abolição o caráter de uma espoliação extrema e cruel”................................................ Espero que tenha ajudado vc !! <3 Bjs
Respondido por aleeh33
3
Antes da escravatura eles (negros) viviam uma vida de tormento. Eram açoitados, chicoteados... Em fim torturados de várias formas. Mas depois (da escravatura) não mudou muita coisa. Os negros hoje, mesmo depois da abolição sofrem, continuam a ser maltratados, humilhados e excluídos da sociedade por pertencerem a essa raça.
Perguntas interessantes