História, perguntado por kaullviniciusg, 9 meses atrás

como era a separação racial nos EUA nos anos 1950, contra a qual Rosa Parks protestava.​

Soluções para a tarefa

Respondido por ss6360584
1

Resposta:

Explicação: Rosa Parks ganhou projeção nacional nos Estados Unidos quando, em 1º de dezembro, recusou-se a obedecer a uma lei segregacionista local. O sul dos Estados Unidos era marcado por vasta legislação segregacionista, e, em Montgomery, existia uma lei que determinava que os negros deveriam sentar-se no fundo dos ônibus. Caso o ônibus ficasse cheio, os passageiros negros eram obrigados a cederem seu lugar para os brancos.

Nesse dia, Rosa Parks voltava de seu trabalho (ela era costureira na época), e, assim como qualquer cidadão branco, pagou por sua passagem. Em dado momento, o motorista do ônibus, seguindo a lei local, ordenou que ela e outros negros cedessem seus lugares. Todos se levantaram, mas ela não.  

O motorista chamou a polícia, e Rosa Parks foi presa por desobedecer à lei local. A notícia da sua prisão espalhou-se, e a população negra de Montgomery uniu-se a fim de boicotar o sistema de ônibus da cidade como forma de protesto. O movimento pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos nascia, nesse momento, de um ato de desobediência civil.  

A população negra da cidade organizou-se de forma que aqueles que possuíam carro ofereciam caronas, e os que não conseguiam as caronas iam para o trabalho de qualquer jeito. Muitos iam de bicicleta, enquanto outros caminhavam vários quilômetros por dia. O boicote gerou uma grande pressão para que a lei segregacionista fosse revogada, além do fato de que a empresa de ônibus começou a contabilizar prejuízos.

Perguntas interessantes