Como era a relação dos trabalhadores com as máquinas na França do século XIX,
segundo a historiadora Michelle Perrot ? urgente darei 30 pts para quem reponder
Soluções para a tarefa
Resposta:
Basicamente era uma relação conturbada sendo um pouco mais calma que a Inglaterra na primeira revolução industrial, onde os trabalhadores divergiam muito de opiniões conforme sua posição na empresa (os que produzem as máquinas e os que as utilizam) resultando numa briga entre os proletários normalmente donos de fábricas têxteis e os trabalhadores dessas fábricas
Explicação:
“A resistência francesa à maquinaria, embora menos espetacular do que
na Grã-Bretanha, foi mais importante do que se costuma crer, desde que não se considerem exclusivamente suas formas mais violentas (o luddismo), mas examinem-se também as vias mais difusas pelas quais se afirma, principalmente por parte dos trabalhadores em domicílio, uma oposição mais global à industrialização. Essa resistência não é espontânea nem cega: muitas vezes organizada, ela é modulada, seletiva; distingue entre os diversos tipos de máquinas. Não caberia identificá-la como uma recusa sistemática ao progresso técnico.
Explicação:
Era uma relação de preocupação, pois o homem tinha medo de ser substituído pelas maquinas, foi esse também o motivo de várias greves dos trabalhadores q estavam perdendo seus empregos para as máquinas !!