História, perguntado por msanaluiza6, 1 ano atrás

Como era a relação dos deuses gregos com os humanos?

Soluções para a tarefa

Respondido por luanaoliveirama
96
Unindo a idade em que os deuses viviam sós e a idade em que a interferência divina nos assuntos humanos era limitada, havia uma era de transição em que os deuses e os homens (mortais) se misturaram livremente. Estes foram os primeiros dias do mundo, quando os grupos se misturavam com mais liberdade do que fizeram depois. Em geral, as relações entre os humanos e os deuses eram amigáveis. Porém, os deuses aplicavam severos castigos aos mortais que revelassem conduta inaceitável, como orgulho complacente, ambição extrema ou prosperidade excessiva.
Respondido por thaismontalvao07
25

Resposta:

Explicação:

Os deuses da mitologia da Grécia antiga, ou Deuses Olímpicos, formavam o panteão de divindades adoradas e reverenciadas pelos gregos desde as primeiras eras helênicas. Os 12 principais (Zeus, Hera, Poseidon, Atena, Ares, Deméter, Apolo, Artemis, Hefesto, Afrodite, Hermes e Dionísio), formam o dodecateão, sendo que Hades, o deus dos infernos, não era incluso por não morar no Olimpo e sim nas profundezas.

Estes deuses dominavam diversos aspectos da natureza, como trovões, o Sol, o dia e a noite, além dos animais, o amor, a vida e a morte. Eram responsabilizados por diversos mistérios que os homens antigos não sabiam explicar; sua natureza próxima da natureza lhes emprestava caráter imprevisível, com valores e comportamentos tipicamente humanos, inclusive com os mesmos vícios e sentimentos: competitividade, ciúmes, lascívia, crueldade. Os helenos veneravam e ofereciam prendas aos deuses, para que seus humores se voltassem à favor de determinada cidade, trazendo sorte, colheita ou vitória.

Perguntas interessantes