Como era a relaçao de napoleao bonaparte com a igreja catolica
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Um acinte: Napoleão é coroado Imperador do Franceses em 2 de dezembro de 1804, e, em 26 de maio de 1805, recebe a coroa de Rei da Itália. Sua sagração foi um espetáculo de propaganda. Para começar, o Imperador não foi a Roma para ser ungido pelo Papa, como os imperadores germânicos: ele obrigou Pio VII a ir a Paris para a cerimônia. A própria coroação foi ainda mais singular: Napoleão tomou o diadema nas mãos e coroou-se a si mesmo, de frente para o público (e de costas para o Papa). Depois, coroou a imperatriz Josefina. O Papa limitou-se a proclamar "Vivat Imperator in aeternum!". Esta encenação, destinada a demonstrar que Napoleão devia seu título a si mesmo e a mais ninguém, havia sido prévia e minuciosamente acertada com Pio VII, que, portanto, não foi pego de surpresa, como reza a lenda (à véspera da coroação, Napoleão chamou o tabelião que havia desaconselhado Josefina a casar-se com ele e, mostrando-lhe a espada de Carlos Magno e o manto da coroação, disse-lhe: “Lembra-se do conselho que deu a Josefina? Pois bem, eis minha espada e meu manto”).
A sagração de Napoleão foi meramente simbólica: seu cargo já era vitalício e hereditário antes da proclamação do Império. Napoleão incorpora símbolos que remetem à Roma imperial, aos reis merovíngios e a Carlos Magno: as águias e abelhas que se vêem no brasão imperial são ecos deste passado com o qual se tenta criar um vínculo sólido.
A sagração de Napoleão foi meramente simbólica: seu cargo já era vitalício e hereditário antes da proclamação do Império. Napoleão incorpora símbolos que remetem à Roma imperial, aos reis merovíngios e a Carlos Magno: as águias e abelhas que se vêem no brasão imperial são ecos deste passado com o qual se tenta criar um vínculo sólido.
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