como era a relação de metrópoles e colônias durante a primeira fase da dit
Soluções para a tarefa
Resposta:
Logo após a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil, os portugueses perceberam que não havia metais preciosos como ouro e prata, como ocorreu na América Espanhola. O que eles encontraram foi somente o pau-brasil cuja madeira fornecia uma coloração vermelha muito usada na Europa para, por exemplo, tingir os tecidos. Deste modo, Portugal passou a extrair a matéria-prima, utilizando a mão de obra nativa, ou seja, dos indígenas. Assim, a política econômica que foi implementada no Brasil era baseada no mercantilismo, uma prática vigente nos países europeus nos séculos XV e XVI.
Explicação:
espero ter ajudado
Resposta:
9. Nas metrópoles (centro), era desenvolvida a manufatura e o comércio a partir da atividade de trabalhadores livres ou independentes.
Já nas colônias (periferias), eram desenvolvidas atividades de exploração e extração de matéria-prima com o uso do trabalho escravo.
A partir do século XVIII, dá-se início ao processo de industrialização da Europa, cresce a proporção de trabalhadores assalariados com o objetivo de preenchimento dos postos de trabalho nas fábricas.
Enquanto nas colônias, mantém-se o trabalho de mão-de-obra escravizada, voltada para a produção de bens primários, sobretudo agrícolas, destinada ao mercado externo