como era a organização social dos hebreus no período dos Juízes?
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
aqui tem duas matérias, leia até o final...
Juizes
Homens suscitados por Jeová para libertar seu povo, antes do período dos reis humanos de Israel, eram conhecidos como juízes. (Jz 2:16) Moisés, como mediador do pacto da Lei e líder designado por Deus, julgou Israel por 40 anos. Mas o período dos juízes, conforme usualmente considerado, começou com Otniel, algum tempo depois da morte de Josué, e se estendeu até o profeta Samuel. Samuel não costuma ser contado entre os juízes. De modo que o período dos juízes se estendeu por uns 300 anos. — Jz 2:16; At 13:20.
Os juízes foram escolhidos e designados por Jeová dentre diversas tribos de Israel. Entre Josué e Samuel, mencionam-se 12 juízes (não se incluindo Débora), como segue:
[Tabela na página 624]
Juiz Tribo Juiz Tribo
Otniel Judá Jair Manassés
Eúde Benjamim Jefté Manassés
Sangar (?) Ibsã Zebulão (?)
Baraque Naftali (?) Elom Zebulão
Gideão Manassés Abdom Efraim
Tola Issacar Sansão Dã
A região exata sobre a qual cada juiz exercia jurisdição e as datas do seu juizado não podem ser determinadas em cada caso. Alguns talvez julgassem contemporaneamente em setores diversos de Israel, e havia períodos intermediários de opressão.
**********************************
outra mátéria
**********************************
O período dos juízes. Durante três séculos e meio após a conquista dos muitos reinos de Canaã por Israel, Jeová Deus era o único rei desta nação. Durante períodos variáveis, juízes escolhidos por Deus conduziram a nação, ou partes dela, na batalha e na paz. A derrota de Midiã pelo juiz Gideão resultou numa solicitação popular para que ele se tornasse o governante daquela nação, mas ele se recusou, reconhecendo a Jeová como o verdadeiro governante. (Jz 8:22, 23) Abimeleque, o ambicioso filho dele, estabeleceu brevemente a realeza sobre pequeno segmento da nação, mas isto acabou em desastre para ele. — Jz 9:1, 6, 22, 53-56.
Faz-se o seguinte comentário sobre esse período geral dos juízes: “Naqueles dias não havia rei em Israel. No que se referia a cada um, fazia o que era direito aos seus próprios olhos.” (Jz 17:6; 21:25) Isto não quer dizer que não houvesse restrição judicial alguma. Toda cidade tinha juízes, anciãos, para tratar de questões e problemas legais, e para executar a justiça. (De 16:18-20) O sacerdócio levítico funcionava como força orientadora superior, instruindo o povo na lei de Deus, sendo que o sumo sacerdote possuía o Urim e o Tumim para por meio deles consultar a Deus no caso de assuntos difíceis. Portanto, a pessoa que se aproveitava de tais provisões, que adquiria conhecimento da lei de Deus e a aplicava, possuía um sólido guia para sua consciência. Fazer ela “o que era direito aos seus próprios olhos”, nesse caso não resultava em mal. Jeová permitiu que o povo manifestasse uma atitude e um proceder quer disposto, quer de má vontade. Não havia nenhum monarca humano sobre a nação, supervisionando o trabalho dos juízes das cidades ou ordenando os cidadãos a empenhar-se em projetos específicos, ou organizando-os para defender a nação. (Veja Jz 5:1-18.) Portanto, as más condições que se desenvolveram eram atribuíveis à relutância por parte da maioria em acatar a palavra e a lei de seu Rei celestial, e em aproveitar-se de Suas provisões.
Juizes
Homens suscitados por Jeová para libertar seu povo, antes do período dos reis humanos de Israel, eram conhecidos como juízes. (Jz 2:16) Moisés, como mediador do pacto da Lei e líder designado por Deus, julgou Israel por 40 anos. Mas o período dos juízes, conforme usualmente considerado, começou com Otniel, algum tempo depois da morte de Josué, e se estendeu até o profeta Samuel. Samuel não costuma ser contado entre os juízes. De modo que o período dos juízes se estendeu por uns 300 anos. — Jz 2:16; At 13:20.
Os juízes foram escolhidos e designados por Jeová dentre diversas tribos de Israel. Entre Josué e Samuel, mencionam-se 12 juízes (não se incluindo Débora), como segue:
[Tabela na página 624]
Juiz Tribo Juiz Tribo
Otniel Judá Jair Manassés
Eúde Benjamim Jefté Manassés
Sangar (?) Ibsã Zebulão (?)
Baraque Naftali (?) Elom Zebulão
Gideão Manassés Abdom Efraim
Tola Issacar Sansão Dã
A região exata sobre a qual cada juiz exercia jurisdição e as datas do seu juizado não podem ser determinadas em cada caso. Alguns talvez julgassem contemporaneamente em setores diversos de Israel, e havia períodos intermediários de opressão.
**********************************
outra mátéria
**********************************
O período dos juízes. Durante três séculos e meio após a conquista dos muitos reinos de Canaã por Israel, Jeová Deus era o único rei desta nação. Durante períodos variáveis, juízes escolhidos por Deus conduziram a nação, ou partes dela, na batalha e na paz. A derrota de Midiã pelo juiz Gideão resultou numa solicitação popular para que ele se tornasse o governante daquela nação, mas ele se recusou, reconhecendo a Jeová como o verdadeiro governante. (Jz 8:22, 23) Abimeleque, o ambicioso filho dele, estabeleceu brevemente a realeza sobre pequeno segmento da nação, mas isto acabou em desastre para ele. — Jz 9:1, 6, 22, 53-56.
Faz-se o seguinte comentário sobre esse período geral dos juízes: “Naqueles dias não havia rei em Israel. No que se referia a cada um, fazia o que era direito aos seus próprios olhos.” (Jz 17:6; 21:25) Isto não quer dizer que não houvesse restrição judicial alguma. Toda cidade tinha juízes, anciãos, para tratar de questões e problemas legais, e para executar a justiça. (De 16:18-20) O sacerdócio levítico funcionava como força orientadora superior, instruindo o povo na lei de Deus, sendo que o sumo sacerdote possuía o Urim e o Tumim para por meio deles consultar a Deus no caso de assuntos difíceis. Portanto, a pessoa que se aproveitava de tais provisões, que adquiria conhecimento da lei de Deus e a aplicava, possuía um sólido guia para sua consciência. Fazer ela “o que era direito aos seus próprios olhos”, nesse caso não resultava em mal. Jeová permitiu que o povo manifestasse uma atitude e um proceder quer disposto, quer de má vontade. Não havia nenhum monarca humano sobre a nação, supervisionando o trabalho dos juízes das cidades ou ordenando os cidadãos a empenhar-se em projetos específicos, ou organizando-os para defender a nação. (Veja Jz 5:1-18.) Portanto, as más condições que se desenvolveram eram atribuíveis à relutância por parte da maioria em acatar a palavra e a lei de seu Rei celestial, e em aproveitar-se de Suas provisões.
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
Ed. Física,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás