Como era a literatura utópica?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Conforme contam os relatos históricos, More teria se fascinado pelas narrações de Américo Vespucio sobre a ilha de Fernando de Noronha, e então Thomas More resolveu escrever narrando um lugar novo, com costumes e esquemas sociais completamente puros e perfeitos.
Espero ter ajudado
Resposta:
Em 1503, Américo Vespúcio – mercador, geógrafo e explorador de oceanos – voltava de sua expedição à América com relatos extraordinários sobre uma ilha paradisíaca (que hoje corresponde ao território de Fernando de Noronha, no Brasil). Segundo alguns historiadores, Thomas More – diplomata, escritor e homem de leis – incentivado pelo espírito desbravador da era mercantilista e encantado com estes relatos de Vespúcio, imaginou a chegada do Homem civilizado num paraíso natural e como esta ilha seria o lugar ideal para a construção da sociedade perfeita. Por volta de 1516 escreveu, então, sua maior obra: Utopia.
Apesar da projeção de perfeição, More deixou claro estar ciente de que o pensamento humano sempre estará ligado às questões de "pouco valor moral" e inviabilizou a sociedade descrita em sua obra colocando-a num patamar inalcançável logo no título: a palavra “utopia” (criação do próprio More) vem da soma dos radicais gregos equivalentes a “não” e “lugar”, ou seja, o “não-lugar” ou o “lugar que não existe”.