como era a globalização do século XV?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Podemos dizer que o início da globalização ocorreu com a expansão marítima europeia, responsável por uma transformação gradativa da estrutura social da época. Anteriormente, não se pode dizer que havia uma globalização, uma vez que o predomínio era do isolamento das sociedades em economias relativamente autônomas e pouco ou nada integradas entre si.
Dessa forma, durante o final do século XV e o início do século XVI, o avanço das navegações europeias consolidou então uma implosão no sistema-mundo vigente, uma vez que os meios de transporte e comunicação conheceram os seus primeiros grandes avanços rumo à total integração dos mercados internacionais.
Com efeito, a busca por novos mercados e, principalmente, por matérias-primas, como especiarias e metais preciosos, incentivou os navegadores europeus a buscarem novas terras e também novas rotas para os diferentes mercados. Um exemplo foi a busca pelas Índias por novos caminhos após a tomada de Constantinopla pelos turcos-otomanos.
Explicação:
Explicação:
1ª fase da globalização
A 1ª fase da globalização, que ocorreu entre o século XV e o século XIX, é marcada pela ocorrência das Grandes Navegações e pela expansão do mercantilismo.
Até o começo da expansão marítima, as sociedades tinham menos contato, justamente pela ausência de transportes que permitissem comunicações fáceis. O isolamento fazia com que as sociedades fossem independentes umas das outras, exatamente o oposto do que ocorre na globalização.
A expansão marítima inicia pela necessidade de encontrar novos mercados e matérias-primas que permitiriam a expansão da mercantilização mundial, principalmente do mercado europeu. Essa expansão teve como consequência o crescimento nas relações mercantis e mais facilidade de circulação de produtos e de pessoas.
Assim, foi a partir desse movimento gerado pelas Grandes Navegações que países europeus estabeleceram colônias em países da América e deram início ao processo que mais tarde foi chamado de globalização.