História, perguntado por eusoubalamb, 9 meses atrás

Como era a Europa no século XVI

Soluções para a tarefa

Respondido por jm2356
0

O Século XVI começou no calendário Juliano no ano 1501 e terminou no calendário Juliano e Gregoriano no ano 1600.[1] Este século é visto pelos historiadores como o período que a civilização ocidental se desenvolveu e se impôs.

Durante o século XVI Portugal e Espanha exploraram os oceanos do mundo e abriram uma série de rotas comerciais marítimas. Grandes porções do Novo Mundo tornou-se em colónias portuguesas e espanholas, e enquanto os portugueses se tornaram nos mestres das rotas asiáticas e africanas de comercio marítimo, os espanhóis abriram rotas comerciais através do Oceano Pacífico, ligando a continente americano ao asiático.

Esta era do colonialismo estabeleceu o mercantilismo como a principal doutrina económica, onde o sistema económico era visto por uma balança em que o ganho de alguém significaria sempre a perda para outrem.[2] O doutrina mercantilista encorajou as principais guerras europeias que surgiriam e até certo ponto deu ímpeto à necessidade de expansão europeia pelo mundo, que culminaria no imperialismo à escala mundial dos séculos XVIII, XIX e XX.

Na Europa, a Reforma Protestante desfere um grande golpe na autoridade do papado e da Igreja Católica Romana. As políticas europeias ficam assim dominadas por conflitos religiosos, lançando algumas das bases para a Guerra dos Trinta Anos que surgiria no final do século. Na Itália, Luca Pacioli publica o primeiro trabalho sobre contabilidade e Galileo Galilei inventa o primeiro termómetro. Na Inglaterra, o italiano Alberico Gentili escreve o primeiro livro de direito internacional publico e divide secularismo de lei canónica e da teologia católica romana.


eusoubalamb: obrigado
Perguntas interessantes