Português, perguntado por D3b0rah, 1 ano atrás

Como era a ética na idade média?

Soluções para a tarefa

Respondido por aline1215
45
Ética na Idade Média, no Renascimento e no IluminismoEnquanto na antiguidade todos os filósofos entendiam a ética como o estudo dos meios de se alcançar a felicidade (eudaimonia) e investigar o que significa felicidade, na idade média, a filosofia foi dominada pelo cristianismo e pelo islamismo, e a ética se centralizou na moral como interpretação dos mandamentos e preceitos religiosos.



Norenascimento e nos séculos XVII e XVIII, os filósofos redescobriram os temas éticos da antiguidade, e a ética foi entendida novamente como o estudo dos meios de se alcançar o bem estar, a felicidade e o bom modo de conviver tendo por base sua fundamentação pelo pensamento humano e não por preceitos recebidos das tradições religiosas.



Espinoza, em sua obra Ética, afirma que a felicidadeconsiste em compreender e criar as circunstâncias que aumentem nossa potência de agir e de pensar, proporcionando o afeto de alegria e libertando-nos das determinações alheias (paixões), isto é, afirmando a necessidade de nossa própria natureza (conatus). Unicamente a alegria nos leva ao amor ("alegria que associamos a uma causa exterior a nós") no cotidiano e na convivência com os outros, enquanto atristeza jamais é boa, intrinsecamente relacionada ao ódio ("tristeza que associamos a uma causa exterior a nós"), a tristeza sempre é destrutiva.[7][8] Espinosa dizia, quanto aos dominados pelas paixões: "Não rir nem chorar, mas compreender."[9]



[editar] Visão

Protesto contra o aborto.A ética tem sido aplicada na economia, política e ciência política, conduzindo a muitos distintos enão-relacionados campos de ética aplicada, incluindo: ética nos negócios e Marxismo.



Também tem sido aplicada à estrutura da família, à sexualidade, e como a sociedade vê o papel dos indivíduos, conduzindo a campos da ética muito distintos e não-relacionados, como o feminismo e a guerra, por exemplo.



A visão descritiva da ética é moderna e, de muitas maneiras, mais empírica sob afilosofia Grega clássica, especialmente Aristóteles.



Inicialmente, é necessário definir uma sentença ética, também conhecido como uma afirmativa normativa. Trata-se de um juízo positivo ou negativo (em termos morais) de alguma coisa.



Sentenças éticas são frases que usam palavras como bom, mau, certo, errado, moral, imoral, etc.


Respondido por anavasconcelllos
67
Na idade média, as pessoas tinham uma noção ética completamente diferente. A palavra ética, que sempre foi de contaste estudo da filosofia, trata-se da "moral" de cada individuo perante a sociedade. Sendo assim, a ética era constituída por uma frase bastante conhecida "Olho por Olho, Dente por Dente". 
Perguntas interessantes