História, perguntado por vivihbatista09, 7 meses atrás

- Como era a escravidão urbana em Cuiabá/MT?​

Soluções para a tarefa

Respondido por edmaquirino
2

Resposta:

A escravidão foi praticada desde os primordios da humanidade por diversos povos, nas mais distintas regiões do mundo.

Os primeiros escravos foram prisioneiros de guerra e endividados, mais à frente destacou se o dominio sobre os negros e com a descoberta da América, aproximadamente 14 milhões de africanos foram transportados para este continente, dos quais 3.700.000 trazidos para a colonia brasileira.

Em Mato Grosso houve escravidão de indios e negros, predominantemente, de africanos.Os indígenas foram usados,minimamente,nas minas cuiabanas(Forquilha, Lavras do Sutil . . .) e principalmente,eram levados para São Paulo, onde eram vendidos como escravos.

Os escravos negros que chegaram inicialmenta à nossa região foram trazidos pelos bandeirantes paulistas em suas expedições de reconhecimento e procura de indios,ouro e prata, no inicio do século XVIII.

Com a gigantesca descoberta de ouro por aqui (estima se em 150 toneladas) Cuiabá tornou se na década de 1720, no maior núcleo populacional do Brasil (chegou a ter mais população que Salvador, capital do Brasil à época) e atraiu gente de todos os cantos da colonia e até de Portugal. Para atender essa enorme demanda por mão de obra , optou se pela vinda de escravos negros para Mato Grosso.

Os escravos africanos que chegaram em MT vinham ,principalmente, de Angola e Guiné e entravam no Brasil através do Rio de Janeiro, Bahia e Pará. Os negros eram vendidos em MT pelas "monções", que eram expedições fluviais comerciais e a partir de 1755, a Cia. de Comercio do Grão-Pará e Maranhão monopolizou esse comercio.Os negros trabalharam em quase todas as áreas, como na mineração,nos engenhos,nas lavouras, no comercio,nas residências,na condução de tropas,na pecuaria,no transporte de água e lixo etc.

Explicação:

Respondido por joelmapilar259
5

Resposta:

Tinha como característica o comércio ambulante. E muitas mercadorias eram vendidas pelos  escravos de ganho (escravos que percorriam as ruas carregando objetos ou vendendo alimentos e  produtos diversos) pelas ruas da Capital.

Explicação:

Perguntas interessantes