➢ Como era a escravidão na África entes dos europeus iniciarem o comércio de escravos no Atlântico? Explique como se tornavam escravos no continente africano antes dessa relação comercial. ➢ A escravidão sempre foi estabelecida por cor? Explique. ➢ Qual foi a relação estabelecida entre africanos e europeus durante o comércio de escravos, que eram levados para a América? Qual a finalidade desses escravizados trazidos para o nosso continente? PRECISO URGENTE
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Sim, a escravidão já era utilizada na África antes da chegada dos europeus, principalmente pela escravização de prisioneiros de guerra de tribos rivais.
Segundo historiadores especializados existiu, sim, escravidão na África antes da chegada dos europeus. Segundo a professora Leila Hernandez, nas sociedades tradicionais africanas o principal objetivo que levava o indivíduo a ser escravizados era a guerra entre diferentes povos. Os vencedores faziam prisioneiros e os escravizavam ou, então, vendiam. Naqueles tempos, as pessoas também podiam ser escravizados por outros motivos ,dentre os quais:
A FOME, A PUNIÇÃO JUDICIAL , PENHORA HUMANA etc. E sim naquela época os europeus eram considerados por muitos "superiores " aos demais povos , então a cor de pele importava sim; com a chegada dos portugueses ao litoral africano, a escravidão na África aumentou muito. E um novo tipo de guerra passou a fazer parte do dia a dia dos africanos: a guerra com objetivo de conseguir pessoas para serem vendidas a traficantes especializados. Esta talvez tenha sido a consequência mais trágica da chegada dos europeus ao continente africano. No século XVI, com o aumento da procura por escravos no nordeste brasileiro, devido à produção de açúcar, os mercadores portugueses, aliados a alguns chefes dos Reis africanos montaram um negócio logo que mostrou-se altamente lucrativo: conseguir pessoas na África e vendê-las na América. Os africanos não vieram para para a América por vontade própria ; foram trazidos para cá para trabalhar. Os escravizados trabalhavam de 12 a 15 horas por dia: começavam entre 4 e 5 horas da manhã e iam até o anoitecer. Por vezes, as manhãs dos feriados e domingos eram usadas no conserto de cercas, estradas e outros serviços. O homem trabalhava como agricultor, Carpinteiro , pescador, carregador e em várias outras funções . A mulher cultiva a terra, cuidava dos doentes, Colhia e moía a cana, lavava, passava, fazia partos, vendia doces e salgados etc.
Espero ter ajudado :)