História, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

Como era a economia, sociedade, educação e política de Esparta e Atenas?

Soluções para a tarefa

Respondido por marcilio22
10
Esparta:

Sociedade: a sociedade espartana era dividida em 3 classes: os esparciatas(constituíam a aristocracia de Esparta), os periecos(homens livres, sem cidadania, dedicavam-se à agricultura, ao comércio e ao artesanato) e os hilotas(servos do estado, realizavam todos os trabalhos manuais; constituíam a maioria da população de Esparta.

Política:as instituições políticas eram a diarquia, a gerúsia, a ápela e o eforato. Esparta possuía 2 reis. O verdadeiro poder em Esparta era exercido pelos 5 éforos ou vigilantes. A legislação baseava-se em um código de leis atribuído a Licurgo – extremamente rígida preservava a sociedade guerreira. O governo era Oligárquico(governo de poucos).
Cultura: Esparta baniu as artes e as letras, toda a sociedade estava voltada para a guerra. O exército tinha importância fundamental(ordem interna e externa).

Educação: a educação de seus cidadãos baseava-se no treinamento militar e na subordinação da vida individual aos interesses do Estado. Era dirigida para obediência e autoridade.

Economia: predominava uma economia agrícola, sendo que o comércio e as manufaturas nunca foram devidamente incentivados na sociedade espartana.


Atenas:
Sociedade: divida em 3 classes: cidadãos que subdividia-se em várias camadas: eupátridas(aristocracia agrária), georgoi(pequenos agricultores e demiurgos(artesãos e comerciantes). Os metecos(estrangeiros residentes em atenas, dedicavam-se geralmente à indústria e ao comércio. Os escravos(constituíam a maior parte da população).

Política: a monarquia foi a primeira forma de governar adotada por Atenas, cujo rei recebia o título de basileus. Com o passar do tempo a aristocracia eupátrida substitui aquela forma de governo por um regime oligárquico – aristocrático. O basileus foi substituído por 9 arcontes, magistrados eleitos anualmente pelo areópago. As leis voltadas pelo areópago eram votadas pela eclésia, assembléia popular formada pelos cidadãos.


Educação: procurava educar o corpo, pois possuía um gênio intelectual e não visavam as guerras.
Economia: sofreu transformações devido a colonização do mares Negro e Mediterrâneo, impulsionando o desenvolvimento do comércio e da navegação.
Perguntas interessantes