História, perguntado por larax, 1 ano atrás

como era a divisao social da franca ate o fim do sec XVIII?

Soluções para a tarefa

Respondido por Literato
173
A sociedade francesa era dividida em estados:Havia o primeiro estado que era o clero,o segundo estado que era a nobreza,e o terceiro estado que era composto pelos burgueses,artesãos, camponeses e pessoas livres.
Bom estudos!

larax: mt obgg!!!!
Respondido por alanadjmaria
34
A sociedade francesa era dividida em três ordens ou estados sociais:1° estado- Clero (auto e baixo).2° estado- Nobreza (palaciana, provincial e tolgada) 90% dos gastos do estado e isenções e privilégios.3° estado- Povo (burguesia, camponeses, servos, trabalhadores e sans-culottes) imposto e obrigações feudais.
Era uma divisão baseada em princípios religiosos típicos da medievalidade que não explicava e não era mais condizente com a diversidade social na França do século XVIII. O clero estava segmentado em alto e baixo clero. O alto clero era os bispos, arcebispos e abades, tinha sua origem social na nobreza , portanto saído do segundo estado, enquanto que o baixo clero (padres, vigários e frades) tinha sua origem social nas camadas inferiores da sociedade, portanto originários do terceiro estado. O segundo estado, a nobreza era bem heterogêneo. A nobreza de espada, de sangue, cortesã ou palaciana eram os nascidos nobres, detentores de títulos nobiliárquicos e de terras, ocupando funções palacianas. A nobreza provincial era os senhores feudais e que exerciam funções administrativas locais ou regionais. A nobreza de toga eram aqueles que tendo riquezas e propriedades (burgueses) buscavam reconhecimento social por meio da aquisição de títulos nobiliárquicos do estado. O terceiro estado era o mais heterogêneo de todos, constituía-se de burgueses industriais, construtores, armadores e banqueiros, segmentos urbanos das mais variadas condições sociais, portanto era o único estado que pagava impostos do estado.Este contexto é uma sociedade típica do antigo regime, período de transição feudo-capitalista, com a sociedade capitalista em desenvolvimento.A Revolução Francesa foi um longo processo que teve como marco uma grande seca e fome generalizada, fatores que conduziram e se somaram a outros, fazendo a população urbana de Paris se revoltar contra o rei, espalhando a revolta entre os camponeses no campo e criando um ódio generalizado pela nobreza.
Perguntas interessantes