Como era a divisão da Alemanha durante a guerra fria.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Divisão na Guerra Fria (1945-1989) :A Guerra Fria foi o período entre 1945 (fim da 2ª Guerra Mundial) e 1989 (Queda do “muro de Berlim”) no qual o mundo dividiu-se política e economicamente entre capitalistas e socialistas. Alguns analistas dizem que o fim da Guerra Fria foi em 1991, quando a URSS acabou oficialmente. As principais diferenças entre o capitalismo e o socialismo são:
CapitalismoSocialismoPropriedade Privada dos meios de produçãoPropriedade Estatal dos meios de produçãoOferta e procura determinada pelo Mercado (economia de Mercado).Oferta e procura (preços) controlados pelo Estado (economia planificada).Livre concorrênciaNão havia livre concorrênciaBusca do lucro máximo (exploração ao máximo do trabalhador), através das classes sociais : burguesia (donos dos meios de produção) e proletariado (pessoas que só podiam vender sua força de trabalho, pois só tinham isso).Não havia busca de lucro por parte dos comerciantes, pois não havia divisão por classes sociais. Priorizavam-se a educação, a saúde, o lazer, o esporte, a igualdade.
Divisão na Guerra Fria (1945-1989):
1 . Durante a Guerra Fria, as duas superpotências mundiais, EUA (capitalista) e URSS (socialista), influenciaram o mundo, inclusive envolvendo-se em guerras entre socialistas e capitalistas (Vietnã, Coréia, Camboja). Apesar disto, elas nunca declararam Guerra uma a outra, fazendo com que o nome desse período ficasse conhecido como Guerra Fria, também chamado de “Mundo Bipolar”- dois pólos de influência (EUA X URSS).
Primeiro mundo: países capitalistas desenvolvidos. Exemplos: Estados Unidos, Japão, França, Alemanha Ocidental.Segundo mundo: países socialistas. Exemplos: União Soviética (URSS), China, Alemanha Oriental.Terceiro mundo: países capitalistas subdesenvolvidos. Exemplos: Brasil, Argentina, África do Sul, Índia.Nos EUA: valorização da riqueza material, individualismo, consumismo, democracia.Na URSS: bem estar social, igualdade, simplicidade, glorificação do stalinismo, censura a arte ocidental (burguesa), coletivismo.Grande tensão entre as potências. Risco permanente de conflito nuclear. 1947: Doutrina Truman – EUA apoiariam as nações “livres” que desejassem resistir à dominação comunista. Combate ao comunismo em qualquer lugar do planeta. 1947: Plano Marshall: plano econômico de auxílio aos países europeus (ocidentais). Reduziria possível influência soviética.1949: COMECON (Conselho para Assistência Econômica Mútua) – versão soviética do Plano Marshall.1949: OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) – aliança militar de países capitalistas. Início: EUA, CAN, ING, FRA, BEL, HOL, LUX, DIN, NOR, FIN, POR, ITA (GRE, TUR e ALE OC. Posteriormente).1955: PACTO DE VARSÓVIA – aliança militar de países do leste europeu. Membros: URSS, ALB, ALE OR., BUL, HUN, TCH, POL, ROM (CUB e MON posteriormente).Conferência de Yalta (1945): Roosevelt, Churchill e Stalin), concordam com a influência soviética na Europa Oriental e decidem sobre a ocupação da Alemanha, com a participação da França. Conferência de Potsdam (1949): divisão da Alemanha em quatro zonas de ocupação – francesa, britânica, soviética e estadunidense:Conferência de São Francisco: criação da ONU - Organização das Nações Unidas: Conselho de Segurança: EUA, URSS,CHI, FRA, ING.RDA (República Democrática da Alemanha – socialista – capital Berlim Oriental) e RFA (República Federal da Alemanha – capitalista – capital Bonn).Guerra da Coréia (1950 – 1953):Coréia do Norte (Com.) X Coréia do Sul (Cap.)CHI + URSS – pró norte.EUA + ONU – pró sul.Risco de guerra atômica.Paz de Panmunjom.Sem vencedores. Crise dos Mísseis (out/1962):URSS tenta instalar mísseis nucleares em Cuba (150 km dos EUA).EUA ameaçam resposta com armas nucleares.URSS não instala os mísseis com o compromisso dos EUA de não invadir Cuba e retirar seus mísseis nucleares da Turquia.Maior proximidade de uma guerra nuclear já vivida na história.Mikhail Gorbatchev (URSS 1985 – 1991):Perestroika (reestruturação) – mudanças econômicas.Abertura para empresas estrangeiras.Propriedade privada (limitada).Redução de custos com armamentos.Redução de apoio financeiro aos países do bloco.Glasnost (transparência) – mudanças políticas.Pluripartidarismo.Democratização.Desburocratização.
Importante: a queda do Muro de Berlim (1989), com a falência do regime socialista, ou o fim da URSS (1991), são as datas em que normalmente se considera o fim da Guerra Fria.
Com o fim da Guerra Fria, o segundo mundo (formado por países socialistas) deixou de existir e a divisão em 1°, 2° e 3° mundos deixou de ter sentido. Atualmente, usa-se a divisão baseado no desenvolvimento, ou seja, países centrais (desenvolvidos, com alto padrão de vida, exportadores de tecnologia, geralmente) e países periféricos (subdesenvolvidos, de razoável a péssimo padrões de vida, exportadores de matéria-prima, geralmente).
BOA NOITEEE
Resposta:
Alemanha Oriental e Ocidental
Explicação:
A Alemanha nazista após a derrota na 2ª Guerra foi dividida por EUA e URSS, respectivos vencedores. Foi imposto no território um muro que foi só derrubado após o fim da União Soviética.