como era a dança do teatro por Rudolf Laban?
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Resposta:
O termo dança-teatro nos leva de volta aos anos 20 na Alemanha, quando Rudolph Laban era uma
figura proeminente. Laban dirigiu alguns rituais de dança coral no Monte Verita, Suiça, em 1917. No
começo dos anos 20, Laban distanciou-se da dança como uma expressão de sentimentos subjetivos.
Ele havia sistematizado seu pensamento sobre o movimento da dança em um livro entitulado Die
Welt des Tänzers (O Mundo do Dançarino), publicado em 1920. Seu interesse agora era em como
exemplificar essa nova arte da dança com a sua recentemente estabelecida companhia, a Tanzbühne
Hamburg (Companhia de Dança de Hamburgo). A Dança era mostrada como forma de arte
independente, baseada nas leis de harmoniosas formas espaciais. Laban tornou possível a análise
dessas formas de dança de acordo com os ritmos específicos que o corpo em movimento descrevia no
espaço. Além disso, uma das fundamentais leis do movimento humano é o princípio da sequência:
cada movimento irradia do centro da gravidade e tem que retornar a ele. A Companhia de Dança de
Hamburgo tornou-se para Laban um instrumento para provar suas teorias na prática. As danças
cresceram de esforços combinados do coreógrafo, do diretor de dança e do dançarino. Os três
principais trabalhos foram: Die Schwingende Kathedrale (A Catedral Oscilante), Die Geblendeten
(Tornado Cego) e Gaukelei (Burla).
O treinamento diário de Laban para a sua Companhia de 24 dançarinos me foi descrito em uma
entrevista com Sylvia Bodmer, membro da Companhia original junto com Kurt Jooss. O trabalho
técnico consistia em uma série de balanços e estudos em contrastes dinâmicos, e também estudos
em grupo para construir consciência em conjunto. “Dança era definitivamente uma forma de arte”,
disse Sylvia Bodmer, “e Laban e sua Companhia trabalharam com dedicação para representar esta
nova forma de arte, dança moderna, no palco”. Laban fez uma clara distinção entre movimento coral
e dança-teatro. O movimento coral servia para dar uma experiência de dança ao leigo, enquanto que
na dança-teatro dançarinos profissionalmente treinados apresentavam a forma de arte da dança. Ele
diferenciava isto de acordo com sua estrutura como orquestra, dança coral, ou câmara, incluindo
danças menores como a sonata ou canção. Em relação ao conteúdo da dança-teatro, Laban não foi
específico. Seus maiores alunos na Alemanha, Mary Wigman e Kurt Jooss, expressavam suas idéias
da relação entre conteúdo e forma de maneira muito clara.
Resposta:
A Dança era mostrada como forma de arte independente, baseada nas leis de harmoniosas formas espaciais. E Laban tornou possível a análise dessas formas de dança de acordo com os ritmos específicos que o corpo em movimento descrevia no espaço. Laban fez uma clara distinção entre movimento coral e dança-teatro. Ele desenvolveu um sistema de análise e notação de movimentos baseado em quatro factores: espaço, peso, tempo e fluxo e que se tornou no modelo teórico utilizado por inúmeros dançoterapeutas.
Espero ter ajudado :)
Bem resumido para você entender (❁´◡`❁)