História, perguntado por itapemagas24584, 10 meses atrás

como era a cultura na alta idade media (resumido)​

Soluções para a tarefa

Respondido por cshoyu68
1

Resposta:

A Alta Idade Média, como mencionado, foi um momento de transição. Nesse período, por meio das grandes transformações causadas pela desagregação do Império Romano, estruturou-se um dos grandes símbolos da Idade Média na Europa Ocidental: o feudalismo. Devido à desgregação do império, a Europa enfrentou um intenso processo de ruralização.

Para fugir da fome, da peste e da violência, os sobreviventes do fim do Império Romano passaram a reunir-se majoritariamente nas zonas rurais, onde ficavam as grandes propriedades de antigos patrícios. Lá eles tinham proteção e comida, mas eram obrigados a pagar isso com trabalho. Com o tempo, esses locais converteram-se nos feudos.

O comércio enfraqueceu-se a ponto de ser quase inexistente, e a circulação de moeda também se tornou raridade. O comércio fraco e a baixa circulação de moedas eram características do sistema feudal. Novos reinos formaram-se, e a mistura das culturas latina e germânica deu surgimento a novos idiomas, por exemplo. O português e o francês são dois casos da mistura de dialetos germânicos com o latim.

O artesanato também era fraco, uma vez que existia pouca mão de obra disponível e poucos consumidores. Além disso, a baixa produtividade acarretava na falta de matéria-prima para maior desenvolvimento dessa atividade, a qual, no entanto, sobrevivia, ainda que precariamente, nas cidades europeias.

Perguntas interessantes