História, perguntado por manufarias89, 10 meses atrás

Como era a cidade do Rio de Janeiro no governo Rodrigo Alves?

Quais doenças eram comuns no Rio de Janeiro de 1904?

O que foi o convênio de Taubaté?

Cite dois fatos do governo Afonso Pena.

Quem substituiu Afonso Pena?​

Soluções para a tarefa

Respondido por rogerbeniciof
3

Resposta:

A reurbanização da cidade do Rio de Janeiro desenvolvida durante o mandato de prefeito de Francisco Pereira Passos (1902-1906) foi inspirada na cidade de Paris. Ruas foram alargadas, o porto melhorado, os cortiços postos abaixo, a iluminação pública expandida, o sistema de fornecimento de água e coleta de esgoto aprimorados, e os morros do Senado e do Castelo demolidos. A questão da habitação na cidade tornou-se ainda mais precária. A população trabalhadora e empobrecida do Centro da cidade teve que migrar para os morros e subúrbios. Para realizar essas obras, foram contraídos empréstimos externos pelo governo federal.

Para completar o projeto de saneamento da cidade do Rio de Janeiro, que sofria com constantes epidemias de varíola e febre amarela, foi instituída a obrigatoriedade da vacinação em outubro de 1904. A campanha de vacinação realizada em novembro do mesmo ano, sob o comando de Oswaldo Cruz, ocorreu de forma autoritária, sendo permitidas aos agentes de saúde a invasão de domicílios e a aplicação da vacina à força. A população da cidade rebelou-se contra a imposição da vacinação e a crise de habitação, quebrando bondes e atacando prédios públicos. Essa sublevação ficou conhecida como Revolta da Vacina.

O incentivo à fixação de mão-de-obra estrangeira no campo contribuiu para a expansão da produção cafeeira que sofreu com crise de superprodução durante a segunda metade do mandato de Rodrigues Alves. Para conter a redução do preço das safras de café no comércio exterior, os cafeicultores dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais reuniram-se e estabeleceram o Convênio de Taubaté. Nesse convênio foi pautada a redução do valor da moeda nacional (o mil-réis), visando atrair o mercado exterior para o café brasileiro. O presidente negou-se a aderir à proposição dos cafeicultores, pois isso, comprometeria o pagamento das dívidas nacionais.

Outro destaque do governo Rodrigues Alves foi a atuação do barão do Rio Branco como ministro do Exterior. À frente desse ministério, o barão do Rio Branco empenhou-se, sobretudo, na fixação dos limites do território nacional por meio de ações diplomáticas (com Peru, Colômbia, Uruguai e Bolívia). A disputa pela região do Acre com a Bolívia gerou conflitos devido ao arrendamento da região ocupada por brasileiros à empresa Bolivian Syndicate of New York. Os brasileiros decretaram a independência do Acre, em 6 de agosto de 1902, posteriormente a região foi comprada pelo Estado brasileiro que se comprometeu a construir a ferrovia Madeira-Mamoré, possibilitando o escoamento da produção de borracha

A cidade do Rio de Janeiro sofria em 1904 com sérios problemas de saúde publica. Com cerca de 800 mil habitantes, diversas doenças – como tuberculose, peste bubônica, febre amarela, varíola, malária, tifo, cólera - assolavam a população e eram objeto de preocupação dos governantes.

O Convênio de Taubaté de 1906 foi um acordo firmado entre os governadores dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro prevendo a colheita de uma safra recorde.

Nilo Peçanha assumiu com a morte de Afonso Pena em 1909

espero ter ajudado dattebayo


rogerbeniciof: poxa tudo isso or cinco pontos
rogerbeniciof: por**
rogerbeniciof: tenso
Perguntas interessantes