Como era a China antes dos ataques japoneses de 1937?
Soluções para a tarefa
Resposta:
AO VIVO
NOTÍCIAS
CALENDÁRIO HISTÓRICO
1937: Frente unida na China para expulsar japoneses
07.08.2019
Chiang Kai-shek (centro) e Mao Tsé-tung (dir.)
Em 7 de agosto de 1937, Mao Tsé-tung e Chiang Kai-chek decidiram cooperar, na chamada "segunda frente unida", para expulsar os japoneses.
No começo dos anos 1930, a China era sacudida por guerras. Os japoneses haviam ocupado a Mandchúria, no nordeste, e avançavam em direção ao sul. Saqueavam cidades, incendiavam vilas, estupravam mulheres e assassinavam homens.
O país encontrava-se também em guerra civil. Uma parábola desse cenário apocalíptico é o livro A cidade dos gatos, escrito por Lao She em 1932. No romance, os gatos se destroçam no planeta Marte. Um astronauta observa, assombrado, o banho de sangue. Na realidade, eles deveriam se unir para enfrentar o agressor: o Japão.
O romance de Lao She virou best-seller na China. Estudantes e intelectuais estavam fartos da guerra civil. Ninguém entendia por que nacionalistas e comunistas só brigavam entre si como os gatos, em vez de se unir contra o Japão.
Chiang Kai-chek, porém, não ouvia o clamor por uma "pátria unida". Queria, primeiro, liquidar os "bandidos comunistas" e, depois, o Japão. O líder do Partido Comunista, Mao Tsé-tung, negava-se igualmente a colaborar com o odiado general, cuja ascensão ao poder deixara um rastro de corrupção e assassinatos.