Como era a arte antes do Realismo?
2. Como passa a ser a arte no período Realista?
3. Quais eram os principais temas retratados na arte realista?
4. Que transformação histórica crescia nas sociedades daquela época geradas pelo conhecimento científico?
5. Cite duas características gerais da arte Realista.
6. O que as cidades passam a precisar neste período?
7. Cite uma característica da arte Realista?
8. Porque a pintura realista é considerada pintura social?
9. Porque Gustave Courbet é considerado o criador do realismo social?
10. Qual a característica da pintura de Jean François Millet?
11. Qual a característica principal da escultura de Rodin?
12. Como eram as obras da escultora Camille Claudel?
13. O que a palavra realismo designa? E como se caracteriza esse comportamento?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. R: O realismo é uma tendência estética surgida na Europa durante a segunda metade do século XIX. Naquele momento, passou-se a acreditar que, com a natureza "dominada", era preciso haver maior objetividade e realismo também nas expressões artísticas, rejeitando todo tipo de visão subjetiva e ilusória.
2. R: Na arte realista predominam temas do cotidiano. Os artistas se ocupam em retratar as pessoas como aparentam, sem idealizações. Dessa forma, por conta do amadurecimento da industrialização e da crescente desigualdade e pobreza, os trabalhadores serão assunto de destaque.
3. R: Na arte realista predominam temas do cotidiano. Os artistas se ocupam em retratar as pessoas como aparentam, sem idealizações. Dessa forma, por conta do amadurecimento da industrialização e da crescente desigualdade e pobreza, os trabalhadores serão assunto de destaque.
4. R: Eu não sei essa.
5. R: As principais características do realismo literário estão relacionadas com a capacidade de demostrar a realidade da maneira mais verossímil possível. ... Retrato fidedigno da realidade. Busca do objetivismo. Cientificismo e materialismo.
6. R: Eu também não sei.
7. R: Características da Arte Realista.
representação da realidade "crua": as coisas como elas são; realidade imediata e não imaginada; politização; caráter de denúncia das desigualdades.
8. R: Foi considerado o criador do realismo social na pintura, pois procurou retratar em suas telas temas da vida cotidiana, principalmente das classes populares. Manifesta sua simpatia particular pelos trabalhadores e pelos homens mais pobres da sociedade no século XIX.
9. R: Foi considerado o criador do realismo social na pintura, pois procurou retratar em suas telas temas da vida cotidiana, principalmente das classes populares. Manifesta sua simpatia particular pelos trabalhadores e pelos homens mais pobres da sociedade no século XIX.
10. R: Na tepidez de seus ocres e marrons, no lirismo de sua luz, na magnificência e dignidade de suas figuras humanas, o pintor manifestava a integração do homem com a natureza. É nos pequenos gestos que se pode descobrir a capacidade de observação deste grande pintor. Faleceu em Barbizon no dia 20 de janeiro de 1875.
11 R: As esculturas de Rodin eram de um vigor escultórico que pareciam emergir da base em bronze, marcando em seus trabalhos um jogo de luz e sombra. O artista tinha a tendência de ausentar suas peças de pormenores. Além disso, Rodin frequentemente inspirava-se na mitologia e na literatura para dar forma a matéria.
12. R: Camille é considerada pelos críticos de arte e escritores como um gênio da escultura, uma revolta contra os padrões estabelecidos para as mulheres. Seus trabalhos iniciais podem demonstrar influência de Rodin, mas mostram seu conhecido lirismo e farta imaginação, em especial na famosa Bronze Waltz (1893).
13. R: A palavra realismo designa uma maneira de agir, de interpretar a realidade. Esse comportamento caracteriza-se pela objetividade, por uma atitude racional das coisas pode ocorrer em qualquer tempo da história.
❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Explicação:
Espero ter ajudado vc! ⚘⚘⚘.