Biologia, perguntado por paloma7146, 5 meses atrás

Como enzimas e substâncias de arqueobactérias e bactérias extremófilas são usadas no PCR.​

Soluções para a tarefa

Respondido por thaysklisan
3

As enzimas, como a DNA polimerase, de microrganismos extremófilos são usadas para a amplificação do DNA pela técnica de PCR pois são resistentes a altas temperaturas, não desnaturando e mantendo sua função.

Reação em cadeia da Polimerase

É uma técnica utilizada na biologia molecular para amplificação do DNA. Parte do DNA, o desejado, é colocado em um tubo com todas as enzimas e moléculas necessárias para que o DNA seja replicado.

A replicação irá ocorrer diversas vezes no fragmento desejado, tendo como resultado várias cópias da mesma sequência (gene). Para que isso ocorra, a dupla fita deve ser aberta, para que as enzimas de replicação acessem o DNA.

A abertura da fita ocorre por aquecimento, desfazendo as pontes de hidrogênio que mantém as duas fitas de DNA unidas.

Daí parte a importância dos organismos extremófilos. Esses organismos vivem em condições extremas e uma dessas condições são as altas temperaturas.

Vivendo em altas temperaturas, as enzimas deles são resistentes. A descoberta e extração da enzima de responsável pela replicação do DNA desses organismos permitiu o desenvolvimento da técnica de PCR.

A enzima utilizada para a replicação do DNA na técnica de PCR é a DNA polimerase de bactérias extremófilas, a mais famosa delas a enzima Taq polimerase, extraída da bactéria Thermus aquaticus.

Dessa forma, a temperatura alta permite a separação da fita de DNA, permitindo que a Taq polimerase acesse o DNA para replicá-lo.

Veja mais sobre a replicação do DNA: https://brainly.com.br/tarefa/18674493

#SPJ1

Anexos:
Respondido por RodrigoPesquero
1

Tendo em vista os conhecimentos a respeito da técnica PCR e das substâncias usadas na mesma, vindas de arqueobactérias e bactérias extromófilas, pode-se afirmar que essas enzimas são usadas na etapa de elongação da fita de DNA na PCR.

Processo em Cadeia da Polimerase

A Reação em Cadeia da Polimerase, mais conhecida como PCR, é uma técnica que nos permite amplificar um fragmento de DNA específico em determinada amostra biológica.

Para isso, é necessário a enzima TAQ Polimerase, e essa enzima é justamente produzida por bactérias extremófilas e arqueobactérias, podendo exercer sua função no elongamento da fita de DNA mesmo em altas temperaturas.

Aprenda mais sobre PCR em: brainly.com.br/tarefa/50857532

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes