Português, perguntado por claralorrany678, 7 meses atrás

como elaborar um prefacio e um exemplo de prefacio

Soluções para a tarefa

Respondido por thiagobrb
3

Resposta:

O que é prefácio?

É o texto que antecede a história, normalmente contextualizando um pouco mais o leitor sobre as páginas que vêm a seguir. Ele pode contar sobre a experiência do autor durante a escrita e publicação da obra ou trazer opiniões sobre o livro, por exemplo.

Aliás, você notou como o início deste texto explica um pouco sobre a decisão editorial do Clube em traduzir os termos exóticos da literatura? Ou então, que logo nas primeiras linhas já avisamos qual será o tema do artigo?  

Em uma pauta comum, a organização desses parágrafos teria passado despercebida, mas esta estrutura foi proposital para servir como exemplo. É claro que, existem algumas técnicas a serem observadas no desenvolvimento de um prefácio de livro, mas agora que você já pegou o espírito da coisa, fica muito mais fácil!  

Quem escreve o prefácio de um livro?

O autor pode ficar responsável pela abertura do livro, logo no prefácio, ou pode confiar essa tarefa a outro escritor ou amigo (principalmente aos famosos!). Os dois formatos têm suas vantagens:  

Quando o próprio autor escreve, conhecemos um pouquinho mais sobre ele antes de mergulhar na história. Ele pode utilizar esse espaço para se apresentar e contar mais sobre os “bastidores” da obra. Assim, o leitor se sente mais próximo e pode criar expectativas positivas sobre a leitura.

Já quando outro escritor ou pessoa famosa recomenda a obra no prefácio, dando spoilers das emoções que o leitor está prestes a experimentar, o livro ganha credibilidade. Essa escolha pode ser interessante para novos autores, que ainda não construíram seu nome no mundo dos livros.

Quantas páginas deve ter um prefácio?

Não existe uma lei sancionada que obrigue os escritores a seguirem um tamanho único para o prefácio (mas nunca se sabe, né?). Essa decisão fica a critério do autor, mas esperamos sempre que seja feita com bom senso.  

Ninguém merece ler dez páginas introdutórias antes de começar a história. Isso deixaria os leitores ansiosos e, provavelmente, metade deles teria vontade de pular para a parte seguinte. Ao mesmo tempo, ler um prefácio sem sal e que não diz nada é uma perda de tempo para quem está prestigiando a obra. Ele não é obrigatório, então se não for agregar na experiência do leitor, basta não adicioná-lo.  

Explicação:

espero ter ajudado :)

Perguntas interessantes