COMO ELABORAR TEXTO REFLEXIVO
Soluções para a tarefa
Uma texto reflexivo, também chamado de crônica reflexiva, redação subjetiva ou relato em primeira pessoa, é um estilo de escrita que recapitula e avalia uma experiência pessoal. Este tipo de texto não apenas valida toda a experiência -- seja um estágio profissional ou um curso desafiador -- mas também avalia as lições e ideias aprendidas através dela. Um texto reflexivo tem geralmente 500 palavras, a depender da natureza do trabalho. Como todo trabalho escrito, deve ser altamente pessoal, mas bem editado, e as ideias do autor precisam ser bem elaboradas.
1-Faça um resumo de sua experiência pessoal. Use um rascunho para escrever os principais acontecimentos e destaques do que você viveu. Um estudante de um curso muito difícil e desafiador, por exemplo, poderia refletir sobre a primeira vez em que foi capaz de contribuir para uma discussão em sala de aula. Este pode ser considerado um dos destaques da sua vivência. Uma maneira comum de organizar estes pontos principais é escrevê-los em ordem cronológica.
2-Construa uma introdução. Ela deve incluir uma curta explicação da experiência sobre a qual você vai falar ao longo do texto. Uma maneira fantástica de começar um texto reflexivo é com uma curta anedota ou descrição de como você se sentiu em um momento importante. Por exemplo, "Entrei na sala de aula lotada, minhas palmas suando e as pontas dos meus dedos formigando, pronto para meu primeiro dia de aula de um curso intensivo sobre escrita criativa. Eu nunca havia feito um curso como este antes". Após uma breve descrição, adicione os detalhes sobre a experiência, como duração, local em que aconteceu, e assim por diante.
3-Escreva o texto usando um parágrafo para desenvolver cada experiência ou acontecimento importante. Organize o corpo do texto em ordem cronológica, usando os destaques que você definiu no Passo 1. Cada parágrafo deve falar sobre os marcos de sua história, tais como o encontro com um professor influente ou a superação de um obstáculo. Um parágrafo também pode ser usado para um desafio excepcionalmente difícil durante o processo. Comece cada um deles com uma frase introdutória, que torne claro ao leitor qual o novo tema a ser discutido. Por exemplo: "Comecei a progredir em meu estilo de escrever por volta da sexta semana do curso, quando conheci Brian Smith". Esta frase apresenta ao leitor as circunstâncias, época e pessoas envolvidas na sua história. O corpo do texto deve ser de apenas três parágrafos para trabalhos mais curtos.
4-Escreva uma conclusão que reflita a importância do evento ou experiência. Este parágrafo final deve focar na informação e lições aprendidas, ao invés de fazer uma recapitulação do que você vivenciou. Por exemplo: "Eu nunca poderia imaginar a influência que o curso intensivo de escrita criativa, do qual participei nas férias, poderia ter sobre meu processo de escrita no futuro. Hoje eu escrevo prosa com muito mais clareza por causa do meu trabalho com Brian Smith. Também fiz conexões emocionais com outros colegas escritores que me deram apoio para continuar escrevendo meu próprio livro".
5-Escreva frases claras e nunca use abreviações em seus textos. Evite usar gíria e linguagem vulgar em uma crônica reflexiva.
Resposta:
Uma texto reflexivo é um estilo de escrita que recapitula e avalia uma experiência pessoal. Este tipo de texto não apenas valida toda a experiência mas também avalia as lições e ideias aprendidas através dela. Um texto reflexivo tem geralmente 500 palavras, a depender da natureza do trabalho. Como todo trabalho escrito, deve ser altamente pessoal, mas bem editado, e as ideias do autor precisam ser bem elaboradas.
1- Faça um resumo de sua experiência pessoal.
Use um rascunho para escrever os principais acontecimentos e destaques do que você viveu.
Exemplo: Um estudante de um curso muito difícil e desafiador, por exemplo, poderia refletir sobre a primeira vez em que foi capaz de contribuir para uma discussão em sala de aula.
Este pode ser considerado um dos destaques da sua vivência. Uma maneira comum de organizar estes pontos principais é escrevê-los em ordem cronológica.
2-Construa uma introdução.
Ela deve incluir uma curta explicação da experiência sobre a qual você vai falar ao longo do texto.
Uma maneira fantástica de começar um texto reflexivo é com uma curta anedota ou descrição de como você se sentiu em um momento importante.
Exemplo: Entrei na sala de aula lotada, minhas palmas suando e as pontas dos meus dedos formigando, pronto para meu primeiro dia de aula de um curso intensivo sobre escrita criativa. Eu nunca havia feito um curso como este antes
Após uma breve descrição, adicione os detalhes sobre a experiência, como duração, local em que aconteceu, e assim por diante.
3-Escreva o texto usando um parágrafo para desenvolver cada experiência ou acontecimento importante.
- Organize o corpo do texto em ordem cronológica, usando os destaques que você definiu no Passo
- Cada parágrafo deve falar sobre os marcos de sua história
Um parágrafo também pode ser usado para um desafio excepcionalmente difícil durante o processo. Comece cada um deles com uma frase introdutória, que torne claro ao leitor qual o novo tema a ser discutido.
Exemplo: Comecei a progredir em meu estilo de escrever por volta da sexta semana do curso, quando conheci Brian Smith
Esta frase apresenta ao leitor as circunstâncias, época e pessoas envolvidas na sua história. O corpo do texto deve ser de apenas três parágrafos para trabalhos mais curtos.
4-Escreva uma conclusão que reflita a importância do evento ou experiência
Este parágrafo final deve focar na informação e lições aprendidas, ao invés de fazer uma recapitulação do que você vivenciou.
Exemplo: Eu nunca poderia imaginar a influência que o curso intensivo de escrita criativa, do qual participei nas férias, poderia ter sobre meu processo de escrita no futuro. Hoje eu escrevo prosa com muito mais clareza por causa do meu trabalho com Brian Smith. Também fiz conexões emocionais com outros colegas escritores que me deram apoio para continuar escrevendo meu próprio livro
5-Escreva frases claras e nunca use abreviações em seus textos.
Evite usar gíria e linguagem vulgar em uma crônica reflexiva.