como educadores podemos dizer que ainda há muito a fazer para melhorar a vida e o cotidiano das crianças? De que forma?
Soluções para a tarefa
Formação continuada, professores estudar, pesquisar e ficar atentos a todos os contextos, tudo que posso de alguma forma, contribuir para o desenvolvimento da criança.
Observar a realidade da criança e usar a leitura segundo de cada um para seu próprio desencolvimento.
A partir da BNCC, ter um olhar afetivo e acentuado nas dificuldades da criança, e inserir ela no contexto da própria identidadee possibilitar que através desse reconhecimento do "eu", também estender para todos ao redor.
3)
Numa situação didática a professora dita aos seus alunos as seguintes palavras:
LEITE
LATA
LIXA
LUXO
LOUSA
Se é verdade que a criança quando conhece o nome da letra a identifica pela sonoridade, aponte, dentre as situações abaixo, aquela que registra o que provavelmente a professora observará no desenvolvimento da atividade de ditado.
Resposta: a)
LEITE seria a única palavra com maior possibilidade de acerto, nessa perspectiva, pois a criança identificaria a letra “L" pela sonoridade, uma vez que a sílaba “LE” representa o nome da letra
RESPOSTA CORRETA
Ainda que muitas das afirmativas possam parecer coerentes, tendo em vista a afirmativa de que a criança, quando conhece o nome da letra a identifica pela sonoridade, somente poderia identificar LEITE, porque a pronuncia da sílaba “LE" é semelhante ao nome da letra “L”(ele). Nas demais palavras a ênfase está no som das vogais, dificultando a escrita da letra que inicia a palavra. Por fim, cabe ressaltar que, se o ditado é realizado com palavras começando pela mesma letra, a criança poderá acertar não por reconhecer o som, mas por repetir a letra que percebe, está em todas as palavras ditadas.
Explicação: